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http://hdl.handle.net/11144/5298
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | Gomes, Ana Maria das Dores Pires | - |
dc.contributor.author | Pires, Maria José Alhinho Paraíba Gomes | - |
dc.date.accessioned | 2022-01-04T17:39:58Z | - |
dc.date.available | 2022-01-04T17:39:58Z | - |
dc.date.issued | 2021-11-04 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11144/5298 | - |
dc.description.abstract | O presente estudo foca-se nas implicações académicas (rendimento académico e comportamento em sala de aula) em adolescentes do sexo feminino e masculino, que frequentam o 3º ciclo de estudos, em regime escolar de internato/externato. Inicialmente, efetuámos uma revisão do estado da arte relativamente aos temas da presente investigação, nomeadamente, a adolescência, o regime de estudos, o rendimento académico, o comportamento em sala de aula e as diferenças de sexo em contexto de sala de aula. A investigação é de caráter quantitativo, transversal, relativa aos resultados escolares do primeiro semestre (ano letivo 2019/2020), num estabelecimento de ensino da região metropolitana de Lisboa. A amostra reuniu um total de 157 participantes, com idades entre 12 e 16 anos, de ambos os sexos, que frequentam a instituição no 3.º ciclo de estudos, em regime interno ou externo. Desta amostra, 103 alunos (65.6%) frequentam o regime de internato e 54 alunos (34.4%) frequentam o regime de externato. Relativamente ao sexo, 90 alunos (57.3%) são do sexo masculino e 67 (42.7%) são do sexo feminino. Os instrumentos utilizados foram o Questionário Sociodemográfico, construído para o efeito, a Escala de Conners para Professores - versão reduzida. Utilizámos ainda as pautas escolares através das quais obtivemos a informação acerca do rendimento escolar e nota de comportamento. Para a análise estatística recorreu-se ao “software” Statistical Package for the Social Sciences (SPSS), versão 26.0 para Windows. Nos resultados obtidos, confirmámos 5 das hipóteses colocadas inicialmente. Conclui-se, assim, que o regime escolar em questão não é significativo nos resultados académicos nem no comportamento em sala de aula. Contudo, relativamente ao sexo, existem diferenças ao nível do comportamento, pois as raparigas obtêm melhores resultados que os rapazes. | pt_PT |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.rights | openAccess | pt_PT |
dc.subject | Rendimento | pt_PT |
dc.subject | Comportamento | pt_PT |
dc.subject | Adolescência | pt_PT |
dc.subject | Regime escolar | pt_PT |
dc.subject | Sexo | pt_PT |
dc.title | Implicações académicas: um estudo de adolescentes em regime interno/externo | pt_PT |
dc.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Dissertação de Mestrado em Psicologia. | pt_PT |
dc.subject.fos | Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia | pt_PT |
dc.identifier.tid | 202794628 | pt_PT |
Aparece nas colecções: | DPS - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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Dissertacao- Maria Paraiba.pdf | 1,98 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
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