Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/11144/5298
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dc.contributor.advisorGomes, Ana Maria das Dores Pires-
dc.contributor.authorPires, Maria José Alhinho Paraíba Gomes-
dc.date.accessioned2022-01-04T17:39:58Z-
dc.date.available2022-01-04T17:39:58Z-
dc.date.issued2021-11-04-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11144/5298-
dc.description.abstractO presente estudo foca-se nas implicações académicas (rendimento académico e comportamento em sala de aula) em adolescentes do sexo feminino e masculino, que frequentam o 3º ciclo de estudos, em regime escolar de internato/externato. Inicialmente, efetuámos uma revisão do estado da arte relativamente aos temas da presente investigação, nomeadamente, a adolescência, o regime de estudos, o rendimento académico, o comportamento em sala de aula e as diferenças de sexo em contexto de sala de aula. A investigação é de caráter quantitativo, transversal, relativa aos resultados escolares do primeiro semestre (ano letivo 2019/2020), num estabelecimento de ensino da região metropolitana de Lisboa. A amostra reuniu um total de 157 participantes, com idades entre 12 e 16 anos, de ambos os sexos, que frequentam a instituição no 3.º ciclo de estudos, em regime interno ou externo. Desta amostra, 103 alunos (65.6%) frequentam o regime de internato e 54 alunos (34.4%) frequentam o regime de externato. Relativamente ao sexo, 90 alunos (57.3%) são do sexo masculino e 67 (42.7%) são do sexo feminino. Os instrumentos utilizados foram o Questionário Sociodemográfico, construído para o efeito, a Escala de Conners para Professores - versão reduzida. Utilizámos ainda as pautas escolares através das quais obtivemos a informação acerca do rendimento escolar e nota de comportamento. Para a análise estatística recorreu-se ao “software” Statistical Package for the Social Sciences (SPSS), versão 26.0 para Windows. Nos resultados obtidos, confirmámos 5 das hipóteses colocadas inicialmente. Conclui-se, assim, que o regime escolar em questão não é significativo nos resultados académicos nem no comportamento em sala de aula. Contudo, relativamente ao sexo, existem diferenças ao nível do comportamento, pois as raparigas obtêm melhores resultados que os rapazes.pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.subjectRendimentopt_PT
dc.subjectComportamentopt_PT
dc.subjectAdolescênciapt_PT
dc.subjectRegime escolarpt_PT
dc.subjectSexopt_PT
dc.titleImplicações académicas: um estudo de adolescentes em regime interno/externopt_PT
dc.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameDissertação de Mestrado em Psicologia.pt_PT
dc.subject.fosDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologiapt_PT
dc.identifier.tid202794628pt_PT
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