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http://hdl.handle.net/11144/5200
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | Pires, Mónica | - |
dc.contributor.author | Jarmela, Ana Teresa Rodrigues | - |
dc.date.accessioned | 2021-10-08T09:15:13Z | - |
dc.date.available | 2021-10-08T09:15:13Z | - |
dc.date.issued | 2021-04-21 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11144/5200 | - |
dc.description.abstract | Considerando o papel importante que a família tem para o desenvolvimento das aprendizagens precoces da criança, as alterações que possam surgir no ciclo de vida familiar vão criar desafios individuais a cada membro. O subsistema parental é o foco da nossa dissertação, em que o papel do pai e da mãe na educação dos filhos é fundamental para o ajustamento da criança. A transição do Pré-Escolar para o 1º Ciclo do Ensino Básico, é expectável no ciclo desenvolvimental da família, porém, implica novas experiências, tarefas e exigências parentais assim como uma adaptação consequente por parte da criança. Deste modo, pretendemos averiguar - qual o impacto do ajustamento conjugal e dos estilos de autoridade parental no ajustamento da criança, na perceção dos pais com filhos de diferentes idades, da idade pré-escolar ao 1º ciclo de estudos. Pretendemos verificar a relação entre subsistemas familiares marital e parental, nomeadamente o ajustamento do casal e dos estilos de autoridade parental e o seu efeito no ajustamento da criança de diferentes idades, dos cinco aos dez anos. Participaram no nosso estudo 98 pais (48.8%) e 103 mães (51.2%), casados e/ou em união de facto, com idades compreendidas entre os 22 e os 59 anos (M = 39.74; DP = 6.68), de crianças dos 5 aos 10 anos a frequentar um estabelecimento de ensino público da região da grande Lisboa. Os participantes responderam individualmente ao Questionário Sociodemográfico, à Escala de Ajustamento Diádico (DAS), ao Questionário de Estilos Parentais para Pais (PAQ-P) e ao Questionário de Capacidades e Dificuldades (SDQ). Os resultados deste estudo indicam que, tanto os pais como as mães apresentam valores elevados para o Estilo Parental Autoritativo. Alunos que se encontram no 2º ano obtêm valores mais elevados nos problemas externalizados. Os resultados indicam que o Estilo Autoritativo e as dimensões do Ajustamento Conjugal são preditores significativos dos problemas externalizados e internalizados da criança. Desta forma, quando se percecionam níveis mais baixos de Consenso, Satisfação, Coesão e Expressão de Afeto, maiores são os Problemas Externalizados e Internalizados da Criança, quando os pais e mães não adotam Estilos Parentais Autoritativos. Assim, a relação conjugal tem impacto ao nível do funcionamento familiar, parental, com implicações no clima emocional familiar e no ajustamento da criança. Este estudo contribui para o conhecimento do funcionamento familiar e o ajustamento da criança durante o ingresso na escolaridade obrigatória até aos 10 anos. Informação relevante para a elaboração de programas de apoio ou psicoeducativos que auxiliem a criança e a família na transição da segunda para a terceira infância, do período pré-escolar para o escolar e respetivos desafios inerentes a esta transição, facilitando o ajustamento e bem-estar familiar e da criança. | pt_PT |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.rights | openAccess | pt_PT |
dc.subject | Família | pt_PT |
dc.subject | 2ª/3ª infância | pt_PT |
dc.subject | Ajustamento Conjugal | pt_PT |
dc.subject | Estilos Parentais | pt_PT |
dc.subject | Ajustamento da Criança | pt_PT |
dc.title | Contributo do ajustamento conjugal e estilos parentais no ajustamento da criança dos 5 aos 10 anos | pt_PT |
dc.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Dissertação de Mestrado em Psicologia. Psicologia Clínica e de Aconselhamento | pt_PT |
dc.subject.fos | Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia | pt_PT |
dc.identifier.tid | 202724190 | pt_PT |
Aparece nas colecções: | DPS - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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Dissertação Ana Jarmela.pdf | 887,45 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
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