Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/11144/4688
Título: Agressividade competitiva e civilidade em esports: será o género moderador desta relação?
Autor: Henrique, Patrícia Sofia Carvalho Simões
Orientador: Ribeiro, Maria Luísa
Palavras-chave: Esports
género
agressividade competitiva
civilidade
Data: 23-Out-2020
Resumo: O nome Esports deriva do inglês, da abreviação de “Eletronic Sports”. A sua interpretação indica que é uma atividade desportiva feita eletronicamente, em que o elemento de competição está presente. São competições organizadas de jogos eletrónicos onde os atletas treinam e se confrontam entre si em arenas ou plataformas de streaming (Hamari & Sjöblom, 2017). Apesar de ainda não existir uma definição científica, o nome foi usado pela primeira em 1999 por Mat Bettington, comparando a atividade ao desporto tradicional (OGA, 1999; Wagner; 2016). Semelhante ao desporto tradicional, os Esports possuem uma vasta comunidade de jogadores profissionais (ou pro-gamers), equipas, comentadores, patrocinadores, espectadores e adeptos. É possível presenciar torneios e campeonatos feitos em grandes arenas, onde se pode assistir a competições ao vivo ou via online, superando o número de espectadores de campeonatos tradicionais. Daí, é de esperar que o público-alvo do cenário cresça exponencialmente nestes últimos anos (Goldman Sachs, 2018). O presente estudo visa investigar os Esports (ou desporto eletrónico) na vertente da civilidade de equipa, agressividade e raiva competitiva, ressaltando as diferenças na relação com o género. O desporto é associado a uma atividade masculina baseada em estereótipos culturais de género, acerca da qual socialmente nos é ensinado que certas características são atribuídas ao masculino (Koivula, 1999). Essa crença, fundada por estereótipos, pode provocar nas mulheres uma aversão à prática de determinadas atividades associadas a traços masculinos (Smith et al., 2007) já que, padrões que estão presentes na agressividade e competitividade foram determinados como algo pertencente aos homens (Campbell & Muncer, 2007). O modelo de investigação pretende estudar o efeito de moderação do género na relação entre a Agressividade e Raiva competitiva e a Civilidade nos atletas de desporto eletrónico. Para tal, recorremos aos seguintes instrumentos na versão original e adaptada para português. O instrumento Competitive Aggressivness and Anger Scale (CASS) dos autores Maxwell e Moores (2007) para medir a raiva e recurso à agressividade no contexto desportivo, e a versão portuguesa Escala de Agressividade e Raiva Competitiva (EARC) dos autores Sofia e Cruz (2011). O conceito de civilidade baseia-se essencialmente em regras de conduta, de respeito mútuo, adequação social, a partir de códigos de ética (Osatuke et al., 2009; Nitzsche, 2015). Para avaliar o nível de civilidade, foi usada a versão original Workplace Civility Scale (WCT) nos jogadores não nacionais, dos autores Osatuke, Moore, Ward, Dyrenforth e Belton (2009), e nos participantes portugueses, a versão Escala de Civilidade no Trabalho (ECT) da autora Nitzsche (2015). Os nossos resultados não indicam diferenças entre jogadores nacionais e internacionais, mas encontrámos diferenças significativas entre homens e mulheres relativamente à variável agressividade, sendo esta maior nos atletas masculinos. No entanto, os resultados não demostram diferenças na raiva. No modelo de civilidade, os resultados evidenciam menor civilidade nas atletas femininas de Esports. O modelo de mediação não confirma a hipótese da Agressividade e Raiva competitiva e Civilidade ser moderada pelo género.
URI: http://hdl.handle.net/11144/4688
Grau: Dissertação de Mestrado em Psicologia. Psicologia Clínica e de Aconselhamento
Aparece nas colecções:DPS - Dissertações de Mestrado

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Dissertação 27 Julho de 2020 Patrícia Henrique.docx1,26 MBMicrosoft Word XMLVer/Abrir


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