Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/11144/4679
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dc.contributor.advisorDutschke, Georg-
dc.contributor.authorLeandro, Jesuína Flores de Jesus-
dc.date.accessioned2020-12-09T14:58:10Z-
dc.date.available2020-12-09T14:58:10Z-
dc.date.issued2020-09-19-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11144/4679-
dc.description.abstractA economia tornou-se global e diversificada, e as tecnologias cada vez mais dinâmicas, o que faz com que as cidades e/ou territórios também se posicionem como empresas. O que para muitos ainda é desconhecido é o fato de as cidades e/ou territórios em si, se terem transformado em “PRODUTO”. Produto este, capaz de captar recursos financeiros e não financeiros, capazes de assegurar: a manutenção, o mantimento, o avivamento, a felicidade, a sustentabilidade e o desenvolvimento da cidade e de todo o seu círculo interativo (residentes, visitantes, investidores, etc.). Este agir pode ser alcançado por meio do “fenómeno” marketing das cidades ou marketing territorial, como é por vezes também denominado. Com base na dissertação de Gomes (2015), onde a mesma analisou os fatores exógenos que permitem que se edifique uma cidade feliz para habitantes e para turistas, efetuada e aplicada à cidade de Lisboa, nas dimensões: habitantes, turistas e marca; onde também a mesma refere que a partir do seu trabalho, buscou-se apresentar um recente modelo de avaliação com relevância e com valor para a esfera académica “um estudo que poderá ser reaplicado para a investigação e observação de outras cidades” (Gomes, p.113), na sequência da licença dada por Gomes (2015), realizou-se o presente estudo para observar e investigar a cidade do Soyo para conhecer os fatores que permitem edificar um Soyo feliz para residentes e para visitantes. Do estudo, pôde concluir-se que para a construção de um Soyo com residentes felizes, os resultados apontam 10 fatores, que são: necessidades básicas associadas a fatores inerentes ao Soyo; princípios capazes de orientar a ação humana (valores); expectativas; políticas sociais; formação académica, saúde e lazer; trabalho e bem-estar; boa governação; atrativos turísticos; educação cristã (dentro dela: a moral, a ética e o civismo); ética e deontologia profissional. E, para a construção de um Soyo com visitantes felizes, os resultados apontam 2 fatores, que são: hospitalidade, segurança e atributos; e, desenvolvimento e lazer. Os testes de hipóteses, apontaram importância nos fatores encontrados, pôde-se então validar as hipóteses e o modelo de hipóteses. Portanto, com base nestes resultados, pretende-se e espera-se que o presente projeto ao ser apresentado à sociedade Soyense, esta manifeste espírito de abertura e cooperação ao desafio que lhe será proposto, de modo que com a aceitação e aplicação do projeto, se consiga alcançar os níveis de: desenvolvimento económico (sustentabilidade), crescimento económico, avivamento, mantimento da cidade e de felicidade que deseja-se por parte de quem reside no Soyo e por parte de quem visita o Soyo.pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.subjectMarketingpt_PT
dc.subjectCidadept_PT
dc.subjectFelicidadept_PT
dc.subjectSoyopt_PT
dc.titleMarketing das cidades proposta de modelo de felicidade validado para o Soyopt_PT
dc.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameDissertação de Mestrado em Gestão de Empresas.pt_PT
dc.subject.fosDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestãopt_PT
dc.identifier.tid202537528pt_PT
Aparece nas colecções:DCEE - Dissertações de Mestrado



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