Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11144/4611
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorLourenço, Jaime-
dc.contributor.authorCenteno, Maria João-
dc.date.accessioned2020-10-15T09:18:24Z-
dc.date.available2020-10-15T09:18:24Z-
dc.date.issued2019-11-13-
dc.identifier.citationLourenço, J., & Centeno, M.J. (2019, novembro, 13-15). Entre Hollywood e Berlim. A cobertura dos media portugueses aos acontecimentos que marcaram o primeiro trimestre de 2019 na área do cinema. Comunicação apresentada no XI Congresso da SOPCOM: Comunicação, Turismo e Cultura, na Universidade da Madeira, Funchal, Madeira, Portugal.pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11144/4611-
dc.description.abstractO Jornalismo de Cinema constitui um objecto de estudo ainda por explorar pelas ciências sociais e da comunicação. Encarado como um sub-género do Jornalismo Cultural, o Jornalismo de Cinema assume-se como um campo de sentido informativo, crítico e pedagógico. Uma vez que o cinema é uma das manifestações culturais e artísticas com maior presença actual nos media portugueses (de acordo com dados do projecto A Cultura na Primeira Página [Baptista, 2014; 2017a]), importa aprofundar a investigação sobre a cobertura jornalística a esta manifestação cultural e artística. No âmbito de uma investigação mais alargada, que tem como objectivo entender as características do Jornalismo de Cinema português nos principais órgãos de comunicação social portugueses (Público, Correio da Manhã, Jornal de Notícias, Diário de Notícias, Expresso e Observador) e nos programas de rádio (Cinemax e A Grande Ilusão) e televisão (Janela Indiscreta, Cinebox e Cartaz Cinema) especializados em cinema, pretende-se, nesta comunicação, identificar as características da cobertura mediática ao cinema no primeiro trimestre de 2019. A partir da análise de conteúdo aos artigos sobre cinema concluímos que, em termos temáticos, o destaque recai sobre os filmes em estreia, os momentos de entrega de prémios como a cerimónia de entrega dos Óscares e o Festival de Berlim, um dos grandes eventos europeus dedicados ao cinema. Além dos temas, a análise recai sobre os géneros jornalísticos, as fontes de informação, a autoria dos artigos, os principais protagonistas ou o tipo de imagens que ilustram os artigos. Desta forma, propomos, neste trabalho, caracterizar e analisar a cobertura jornalística que é feita aos grandes acontecimentos do universo cinematográfico e ao acompanhamento da agenda de estreias nas salas de cinema pelos media portugueses em Janeiro, Fevereiro e Março de 2019.pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherSOPCOM / Universidade da Madeirapt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.subjectjornalismo de cinemapt_PT
dc.subjectmedia portuguesespt_PT
dc.subjectcobertura jornalísticapt_PT
dc.titleEntre Hollywood e Berlim. A cobertura dos media portugueses aos acontecimentos que marcaram o primeiro trimestre de 2019 na área do cinemapt_PT
dc.typeconferenceObjectpt_PT
degois.publication.locationFunchalpt_PT
degois.publication.titleSOPCOMpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.relation.publisherversionhttp://sopcom2019.pt/wp-content/uploads/2019/11/XISOPCOM2019_Livro-de-Resumos.pdfpt_PT
Appears in Collections:DCC - Comunicações em conferências

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
XISOPCOM2019_Livro-de-Resumos.pdf2,6 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.