Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/11144/3180
Título: | Modelação computacional, ambientes interactivos e o ensino da ciência, tecnologia, engenharia e matemática. |
Autor: | Neves, Rui Teodoro, Vítor |
Palavras-chave: | Aprendizagem Ensino Física Matemática Modelação Computacional |
Data: | 2013 |
Editora: | Edições Universitárias Lusófonas |
Citação: | Neves, R., & Teodoro, V. (2013). Modelação computacional, ambientes interactivos e o ensino da ciência, tecnologia, engenharia e matemática. Revista Lusófona de Educação 25, 35-58. |
Resumo: | Nas diversas áreas da Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática a construção de conhecimento envolve processos de investigação baseados em acções de modelação que equilibram elementos teóricos, experimentais e computacionais. Os correspondentes ambientes, currículos e recursos de aprendizagem devem por isso estruturar-se em torno de metodologias pedagógicas baseadas nos processos de investigação profissionais, definindo estratégias específicas para cada área que sejam capazes de ajudar a estabelecer caminhos de aprendizagem epistemologicamente equilibrados através das diferentes fases cognitivas associadas aos vários tipos de processos de modelação. Este equilíbrio epistemológico-cognitivo continua, no entanto, longe de ser uma realidade para a maioria dos cursos, em particular no que se refere à integração de temas computacionais. Neste artigo discutimos uma estratégia de solução para este problema que se baseia no desenvolvimento de actividades de aprendizagem interactivas que equilibram a inclusão de experiências de modelação computacional exploratórias e expressivas. Ilustramos com exemplos de Física criados no ambiente Modellus, que podem ser utilizados ao nível do Ensino Secundário e do Ensino Superior, quer nos programas curriculares dos estudantes quer em cursos de formação de professores. Apresentamos e discutimos também resultados da implementação desta estratégia em vários cursos universitários. |
Revisão por Pares: | yes |
URI: | http://hdl.handle.net/11144/3180 |
ISSN: | 1645-7250 |
Versão do editor: | http://revistas.ulusofona.pt/index.php/rleducacao/issue/view/641 |
Aparece nas colecções: | DCT - Artigos/Papers |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
RNevesVTeodoroRLE252013.pdf | Documento principal | 330,61 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.