Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/11144/2132
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Azevedo, Joaquim | - |
dc.date.accessioned | 2015-11-27T17:16:09Z | - |
dc.date.available | 2015-11-27T17:16:09Z | - |
dc.date.issued | 2000 | - |
dc.identifier.isbn | 972-8179-30-8 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11144/2132 | - |
dc.description.abstract | Este breve texto pretende apenas assinalar algumas das "tendências pesadas" na evolução do sistema educativo português, nos últimos vinte-trinta anos e apontar algumas perspectivas do seu provável desenvolvimento futuro. Portugal, como refere Sérgio Grácio (1999), é um país de escolarização recente. Enquanto, no período entre as duas grandes guerras e no pós-guerra, a generalidade dos países europeus investiu decididamente na educação e na formação, o nosso país só o fez nos anos 80 e 90, com o desfasamento temporal de uma geração. Os resultados estão à vista de todos e, embora não esteja tão visível, este é um constrangimento que não se ultrapassa depressa. Além de ser recente, o processo de escolarização massiva da população portuguesa tem sido lento e difícil, tais são as resistências que uma população de pais não escolarizados coloca à acelerada escolarização dos filhos. | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | OBSERVARE. Universidade Autónoma de Lisboa | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.title | Educação e sistema educativo | por |
dc.type | article | por |
degois.publication.location | Lisboa | por |
degois.publication.title | JANUS 1999-2000 - Dinâmicas e tendências das relações externas | por |
dc.peerreviewed | no | por |
dc.relation.publisherversion | http://janusonline.pt/1999_2000/1999_2000_3_3_11.html | por |
Aparece nas colecções: | OBSERVARE - JANUS 1999-2000 - Dinâmicas e tendências das relações externas |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
artigo_janus9900_3_3_11.doc | 151 kB | Microsoft Word | Ver/Abrir |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.