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http://hdl.handle.net/11144/1671
Título: | O “cluster” automóvel português |
Autor: | Nunes, Sérgio |
Data: | 2005 |
Editora: | OBSERVARE. Universidade Autónoma de Lisboa |
Resumo: | O conceito de cluster industrial tem as suas raízes no início do séc. XX, com os escritos do economista Alfred Marshall que desenvolve o conceito de economias de aglomeração e atmosfera industrial. Numa aglomeração de empresas existiam vantagens internas às empresas e vantagens externas às empresas mas internas à aglomeração (utilização de infra-estruturas comuns, troca de informação, possibilidade de utilização de uma força de trabalho comum, etc.). Em 1950, François Perroux salienta que para compreender o crescimento e as alterações tecnológicas das economias era necessário considerar empresas e indústrias motrizes, capazes de arrastar consigo uma constelação de outras organizações através das relações interindustriais que entre elas se estabelecem. Em 1990, Michael Porter na sua monumental obra “The Competitive Advantage of Nations”, afirmou que “clusters industriais” são formados por empresas e sectores fortemente interdependentes, ligados através de relações verticais (cliente/ fornecedor) e horizontais (tecnologia, utilização de recursos) numa determinada região. É na sequência destes trabalhos que o conceito é adoptado por governos nacionais e supranacionais, procurando operacionalizar políticas de dinamização económica territorial. |
Revisão por Pares: | no |
URI: | http://hdl.handle.net/11144/1671 |
ISBN: | 972-8892-28-4 |
Versão do editor: | http://janusonline.pt/2005/2005_2_14.html |
Aparece nas colecções: | BUAL - Artigos/Papers OBSERVARE - JANUS 2005 - A guerra e a paz nos nossos dias |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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