Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/11144/6766
Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorGomes, Ana-
dc.contributor.authorLourenço, Vanessa Alexandra Marques-
dc.date.accessioned2024-02-05T11:22:53Z-
dc.date.available2024-02-05T11:22:53Z-
dc.date.issued2024-01-15-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11144/6766-
dc.description.abstractA presente investigação teve como objetivo verificar se a prática de mindfulness influencia as competências emocionais, o rendimento escolar e o comportamento em sala de aula, em crianças do 1º Ciclo. Assim sendo, este estudo quantitativo de caráter longitudinal, comparativo e de intervenção-ação, integrou uma amostra por conveniência de 187 crianças com idades compreendidas entre os 6 e os 12 anos. As crianças em idade escolar enfrentam várias mudanças a nível cognitivo, social, físico e psicológico. A escola é o local onde as crianças desta idade passam mais tempo, sendo que o seu dia-a-dia se baseia em adquirir competências e conhecimento, participando em atividades de natureza social e cultural que determinam a forma como estas aprendem e se desenvolvem. Neste contexto, existem muitas oportunidades de desenvolvimento, mas também muitos desafios e obstáculos ao mesmo, como é o caso da desatenção, do stress, da ansiedade em momentos de avaliação e das relações interpessoais nem sempre fáceis com os pares e os professores. A prática de mindfulness em contexto escolar tem vindo a gerar cada vez mais interesse na comunidade científica, devido aos seus benefícios nesta franja populacional. A implementação de intervenções baseadas em mindfulness no contexto escolar reveste-se da maior importância, uma vez que consegue diminuir ou mitigar alguns dos problemas que as crianças enfrentam, mesmo antes de eles se tornarem algo mais grave ou de resolução mais difícil. A análise dos dados da presente investigação demonstrou que a prática de mindfulness tem um impacto significativo nas competências emocionais, no rendimento escolar e no comportamento em sala de aula, tendo sido possível cumprir todos os objetivos e verificar todas as hipóteses em estudo.pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.subjectMindfulnesspt_PT
dc.subjectCompetências Emocionaispt_PT
dc.subjectRendimento Escolarpt_PT
dc.subjectComportamento em Sala de Aulapt_PT
dc.subjectIdade Escolarpt_PT
dc.titleImpacto do mindfulness nas competências emocionais, rendimento escolar e comportamento em sala de aulapt_PT
dc.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameDissertação de Mestrado em Psicologia. Piscologia clínica e de aconselhamentopt_PT
dc.subject.fosDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologiapt_PT
dc.identifier.tid203501470pt_PT
Aparece nas colecções:DPS - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Dissertação Vanessa Lourenço com Correções.pdf761,07 kBAdobe PDFThumbnail
Ver/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.