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http://hdl.handle.net/11144/5447
Título: | Cristais Cinemáticos em A Chuva é Cantoria na Aldeia dos Mortos, de João Salaviza e Renée Nader Messora |
Autor: | Lima, Luís Martins, Alexandra |
Palavras-chave: | estética desterritorialização devir rosto cinema João Salaviza Renée Nader Messora |
Data: | Dez-2021 |
Resumo: | Versando fundamentalmente sobre o filme Chuva é Cantoria na Aldeia dos Mortos (2018), de João Salaviza e Renée Nader Messora, este artigo pretende problematizar as relações entre os regimes de percepção das ontologias ameríndias, nomeadamente dos Krahô, e a fenomenologia do cinema, elaborando para tal três questões primordiais: 1) a relação convocada pelo filme entre animismo, xamanismo e as próprias qualidades cinematográficas; 2) a inexistência de uma identidade fixa (antes multidões) como resultado de um regime de conhecimento circulante e as devidas implicações na (não) representação de um rosto; 3) aproximações entre a conceptualização do cristal na crítica deleuziana do cinema e na antropologia de Viveiros de Castro. |
Revisão por Pares: | no |
URI: | http://hdl.handle.net/11144/5447 |
ISSN: | cv-prod-2706618 2183-7902 cv-prod-2706618 |
Aparece nas colecções: | DCC - Artigos/Papers |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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PAG.121-134_CINEMA_&_TERRITÓRIO_N.º_6_–_2021.pdf | 3,08 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
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