Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11144/5447
Title: Cristais Cinemáticos em A Chuva é Cantoria na Aldeia dos Mortos, de João Salaviza e Renée Nader Messora
Authors: Lima, Luís
Martins, Alexandra
Keywords: estética
desterritorialização
devir
rosto
cinema
João Salaviza
Renée Nader Messora
Issue Date: Dec-2021
Abstract: Versando fundamentalmente sobre o filme Chuva é Cantoria na Aldeia dos Mortos (2018), de João Salaviza e Renée Nader Messora, este artigo pretende problematizar as relações entre os regimes de percepção das ontologias ameríndias, nomeadamente dos Krahô, e a fenomenologia do cinema, elaborando para tal três questões primordiais: 1) a relação convocada pelo filme entre animismo, xamanismo e as próprias qualidades cinematográficas; 2) a inexistência de uma identidade fixa (antes multidões) como resultado de um regime de conhecimento circulante e as devidas implicações na (não) representação de um rosto; 3) aproximações entre a conceptualização do cristal na crítica deleuziana do cinema e na antropologia de Viveiros de Castro.
Peer Reviewed: no
URI: http://hdl.handle.net/11144/5447
ISSN: cv-prod-2706618
2183-7902
cv-prod-2706618
Appears in Collections:DCC - Artigos/Papers

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PAG.121-134_CINEMA_&_TERRITÓRIO_N.º_6_–_2021.pdf3,08 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.