Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11144/5447
Title: | Cristais Cinemáticos em A Chuva é Cantoria na Aldeia dos Mortos, de João Salaviza e Renée Nader Messora |
Authors: | Lima, Luís Martins, Alexandra |
Keywords: | estética desterritorialização devir rosto cinema João Salaviza Renée Nader Messora |
Issue Date: | Dec-2021 |
Abstract: | Versando fundamentalmente sobre o filme Chuva é Cantoria na Aldeia dos Mortos (2018), de João Salaviza e Renée Nader Messora, este artigo pretende problematizar as relações entre os regimes de percepção das ontologias ameríndias, nomeadamente dos Krahô, e a fenomenologia do cinema, elaborando para tal três questões primordiais: 1) a relação convocada pelo filme entre animismo, xamanismo e as próprias qualidades cinematográficas; 2) a inexistência de uma identidade fixa (antes multidões) como resultado de um regime de conhecimento circulante e as devidas implicações na (não) representação de um rosto; 3) aproximações entre a conceptualização do cristal na crítica deleuziana do cinema e na antropologia de Viveiros de Castro. |
Peer Reviewed: | no |
URI: | http://hdl.handle.net/11144/5447 |
ISSN: | cv-prod-2706618 2183-7902 cv-prod-2706618 |
Appears in Collections: | DCC - Artigos/Papers |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
PAG.121-134_CINEMA_&_TERRITÓRIO_N.º_6_–_2021.pdf | 3,08 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.