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http://hdl.handle.net/11144/5233
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Seabra-Santos, Maria João | - |
dc.contributor.author | Simões, Mário R. | - |
dc.contributor.author | Almiro, Pedro Armelim | - |
dc.contributor.author | Almeida, Leandro S. | - |
dc.date.accessioned | 2021-11-04T13:06:52Z | - |
dc.date.available | 2021-11-04T13:06:52Z | - |
dc.date.issued | 2021 | - |
dc.identifier.citation | Seabra-Santos, M.J., Simões, M.R., Almiro, P.A., & Almeida, L.S. (2021). Utilização de testes para avaliar crianças dos 0 aos 7 anos: Resultados de um inquérito a psicólogos portugueses. Revista Iberoamericana de Diagnóstico y Evaluación – e Avaliação Psicológica, 60(3), 81-94. https://doi.org/10.21865/RIDEP60.3.07 | pt_PT |
dc.identifier.issn | 1135-3848 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11144/5233 | - |
dc.description.abstract | Sendo a avaliação psicológica e o recurso a testes atividades identitárias dos psicólogos, estudos nacionais e internacionais têm destacado um menor investimento quando se trata de avaliar crianças nos primeiros anos de vida. Esta investigação tem como objetivo caracterizar a utilização de testes e outros instrumentos de avaliação psicológica com crianças com 0-7 anos em Portugal. A amostra é composta por 63 psicólogos que responderam a um inquérito online no âmbito de um estudo mais vasto. A análise dos instrumentos referidos como mais usados permitiu ressaltar que estes são sobretudo testes (e menos inventários) e que a área cognitiva está mais representada do que a socio-emocional, sendo as escalas de Wechsler WISC-III e WPPSI-R e as Escalas de Desenvolvimento Mental de Griffiths os instrumentos mais mencionados. A discussão dos resultados remete para a necessidade de mais investigação no sentido de garantir a qualidade psicométrica dos instrumentos utilizados, e de um forte investimento na formação dos profissionais nesta área. | pt_PT |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.publisher | AIDEP | pt_PT |
dc.rights | openAccess | pt_PT |
dc.subject | avaliação psicológica | pt_PT |
dc.subject | testes psicológicos | pt_PT |
dc.subject | idade pré-escolar | pt_PT |
dc.subject | crianças 0-7 anos | pt_PT |
dc.title | Utilização de testes para avaliar crianças dos 0 aos 7 anos: Resultados de um inquérito a psicólogos portugueses | pt_PT |
dc.type | article | pt_PT |
degois.publication.firstPage | 81 | pt_PT |
degois.publication.lastPage | 94 | pt_PT |
degois.publication.issue | 60 | pt_PT |
degois.publication.title | Revista Iberoamericana de Diagnóstico y Evaluación – e Avaliação Psicológica | pt_PT |
degois.publication.volume | 3 | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.relation.publisherversion | https://doi.org/10.21865/RIDEP60.3.07 | pt_PT |
dc.identifier.doi | https://doi.org/10.21865/RIDEP60.3.07 | pt_PT |
Aparece nas colecções: | CIP - Artigos/Papers |
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Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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