Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11144/3899
Title: A frequência da utilização de videojogos e sua influência na qualidade do sono de crianças em idade escolar
Authors: Cercatti, Maria Juliana Porte
Advisor: Figueiredo, Sandra
Keywords: Qualidade do Sono
Frequência de Jogar Videojogos
Sonolência Diurna
Início do Sono
Hábitos de Sono das Crianças
Issue Date: 11-Sep-2018
Abstract: Fulcral para a maturação física, intelectual e emocional da criança, o sono assume especial importância no seu crescimento e desenvolvimento. Os problemas do sono infantil têm impacto negativo na vida da criança, nomeadamente na saúde, no desempenho escolar, na qualidade de vida e na própria família. As dificuldades em estabelecer e manter os bons hábitos de sono constituem uma crescente preocupação apresentada pelos pais/educadores aos profissionais de saúde. Na última década, o impacto das novas tecnologias sobre a saúde e o bem-estar infantil é cada vez mais reconhecido e considerado como um problema sério na sociedade contemporânea. A exposição excessiva a ecrãs como a televisão, plataformas de videojogos, tablets, smartphones, computadores, especialmente em idades mais novas, têm sido associado ao baixo desempenho escolar, prejudicando significativamente o comportamento do sono infantil. Este estudo tem como objetivo basilar analisar a frequência de utilização de videojogos e sua influência na qualidade do sono de crianças em idade escolar, especialmente avaliando diferenças determinadas pelo género, idade e habilitações literárias dos pais. A recolha dos dados concretizou-se a partir da utilização do Questionário Sociodemográfico e o Questionário de Hábitos do Sono das Crianças, com uma amostra constituída por 51 crianças, do 1º ciclo do Ensino Básico (2º, 3º e 4º anos). Das 51 crianças, 28 são do género feminino e 23 do género masculino, com idades compreendidas entre 7 e os 10 anos. Os resultados permitiram inferir uma relação significativa entre a qualidade do sono e a frequência de jogar videojogos. A nossa amostra apresentou indicadores no início do sono e o aumento da sonolência diurna estando associados a utilização de videojogos em horários inadequados. Verificamos assim, que a prática de jogar videojogos antes do período de sono interfere na qualidade do sono das crianças em idade escolar, afetando e desregulando os padrões do sono infantil.
URI: http://hdl.handle.net/11144/3899
Thesis Degree: Dissertação de Mestrado em Psicologia. Psicologia Clínica e de Aconselhamento
Appears in Collections:DPS - Dissertações de Mestrado

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