Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/11144/3899
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Figueiredo, Sandra | - |
dc.contributor.author | Cercatti, Maria Juliana Porte | - |
dc.date.accessioned | 2018-10-09T12:01:41Z | - |
dc.date.available | 2018-10-09T12:01:41Z | - |
dc.date.issued | 2018-09-11 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11144/3899 | - |
dc.description.abstract | Fulcral para a maturação física, intelectual e emocional da criança, o sono assume especial importância no seu crescimento e desenvolvimento. Os problemas do sono infantil têm impacto negativo na vida da criança, nomeadamente na saúde, no desempenho escolar, na qualidade de vida e na própria família. As dificuldades em estabelecer e manter os bons hábitos de sono constituem uma crescente preocupação apresentada pelos pais/educadores aos profissionais de saúde. Na última década, o impacto das novas tecnologias sobre a saúde e o bem-estar infantil é cada vez mais reconhecido e considerado como um problema sério na sociedade contemporânea. A exposição excessiva a ecrãs como a televisão, plataformas de videojogos, tablets, smartphones, computadores, especialmente em idades mais novas, têm sido associado ao baixo desempenho escolar, prejudicando significativamente o comportamento do sono infantil. Este estudo tem como objetivo basilar analisar a frequência de utilização de videojogos e sua influência na qualidade do sono de crianças em idade escolar, especialmente avaliando diferenças determinadas pelo género, idade e habilitações literárias dos pais. A recolha dos dados concretizou-se a partir da utilização do Questionário Sociodemográfico e o Questionário de Hábitos do Sono das Crianças, com uma amostra constituída por 51 crianças, do 1º ciclo do Ensino Básico (2º, 3º e 4º anos). Das 51 crianças, 28 são do género feminino e 23 do género masculino, com idades compreendidas entre 7 e os 10 anos. Os resultados permitiram inferir uma relação significativa entre a qualidade do sono e a frequência de jogar videojogos. A nossa amostra apresentou indicadores no início do sono e o aumento da sonolência diurna estando associados a utilização de videojogos em horários inadequados. Verificamos assim, que a prática de jogar videojogos antes do período de sono interfere na qualidade do sono das crianças em idade escolar, afetando e desregulando os padrões do sono infantil. | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.subject | Qualidade do Sono | por |
dc.subject | Frequência de Jogar Videojogos | por |
dc.subject | Sonolência Diurna | por |
dc.subject | Início do Sono | por |
dc.subject | Hábitos de Sono das Crianças | por |
dc.title | A frequência da utilização de videojogos e sua influência na qualidade do sono de crianças em idade escolar | por |
dc.type | masterThesis | por |
thesis.degree.name | Dissertação de Mestrado em Psicologia. Psicologia Clínica e de Aconselhamento | por |
dc.subject.fos | Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia | por |
dc.identifier.tid | 201974096 | por |
Aparece nas colecções: | DPS - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissertação - Maria Juliana Cercatti.pdf | 1,67 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.