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http://hdl.handle.net/11144/3265
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Quaresma, Nuno Miguel Belo | - |
dc.date.accessioned | 2017-11-08T16:30:44Z | - |
dc.date.available | 2017-11-08T16:30:44Z | - |
dc.date.issued | 2011-11-16 | - |
dc.identifier.isbn | 978-989-8191-53-3 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11144/3265 | - |
dc.description.abstract | Actualmente e devido à crescente complexidade dos confl itos e crises internacionais, muitos governos e organizações estão a desenvolver conceitos e abordagens “abrangentes” na gestão de crises. Nesta comunicação propomos uma abordagem para defi nir as contribuições nacionais para o Estado Português (Whole-of-Government Approach – Abordagens Pan-governamentais – WGA) na gestão de crises internacionais utilizando o conceito de Comprehensive Approach (CA) – Abordagem Abrangente. A CA prevê a articulação dos instrumentos do poder político (político/diplomático, militar, económico e civil) para promover uma paz positiva e o uso efectivo do “poder inteligente”. Embora Portugal faça parte de várias organizações regionais e internacionais, o seu papel enquanto actor principal na coordenação de actividades para a resolução de crises internacionais, especialmente em países que no passado fi zeram parte do seu território nacional, poderá ser fundamental. Assim, a importância deste estudo justifi ca-se pela necessidade de cooperação e coordenação dentro e inter-ministérios para se conseguir uma abordagem nacional coerente. O objectivo principal deste trabalho é defi nir as contribuições para um modelo português de gestão de crises internacionais que leve em consideração a CA em conformidade com as estruturas estatais e os seus compromissos internacionais. Considerando o objectivo principal, e de acordo com o tema, defi nimos os seguintes objectivos secundários: • Caracterizar os principais pontos doutrinais da CA, conceitos chave, instrumentos e tendências de algumas organizações internacionais às quais Portugal pertence: ONU, NATO e UE. • Caracterizar os conceitos da WGA e as estruturas de alguns países ocidentais (Reino Unido e Espanha). • Caracterizar a situação portuguesa relativamente à legislação e estruturas relacionadas com a gestão de crises internacionais. • Resumir alguns exemplos da experiência nacional em crises internacionais: o caso de Timor Leste. • Propor um modelo nacional de gestão de crises e aplicá-lo a um cenário hipotético de crise estratégica num país da CPLP. | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | OBSERVARE. Universidade Autónoma de Lisboa | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.subject | Gestão de Crises | por |
dc.subject | comprehensive approach | por |
dc.subject | whole-of-government approach (WGA) | por |
dc.title | O Comprehensive Approach em Portugal: uma abordagem para a gestão de crises internacionai | por |
dc.type | article | por |
degois.publication.location | Lisboa | por |
degois.publication.title | OBSERVARE 1st International Conference - Internacional Trends and Portugal´s Position | por |
dc.peerreviewed | yes | por |
Aparece nas colecções: | I CONGRESSO INTERNACIONAL DO OBSERVARE |
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Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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