OBSERVARE - Congresso Internacional 122 Community home page

A maior realização pública, de natureza científica, da unidade de investigação em Relações Internacionais, OBSERVARE, da Universidade Autónoma de Lisboa.

Browse

Collections in this community

Logo

I CONGRESSO INTERNACIONAL DO OBSERVARE 76

Importante momento de confluência de especialistas portugueses e estrangeiros em Relações Internacionais, o Congresso esteve centrado no tema “As tendências internacionais e a posição de Portugal”. Além dos investigadores do próprio OBSERVARE e de docentes da UAL, participaram numerosos investigadores de outros centros universitários, designadamente aqueles com quem se estabeleceu uma parceria própria para o efeito: a Fundação Carolina de Madrid, o NOREF de Oslo, o NICPRI da Universidade do Minho, o IPRI da Universidade Nova de Lisboa, o Instituto de Estudos Superiores Militares, o Instituto de Defesa Nacional, o Instituto de Estudos Estratégicos Internacionais, a Rede Portuguesa de Estudos de Segurança e o Observatório Género e Violência Armada do CES da Universidade de Coimbra.

Logo

II CONGRESSO INTERNACIONAL DO OBSERVARE 25

Este novo evento científico partiu do centenário da Primeira Grande Guerra para promover uma reflexão sobre a influência desse conflito na situação mundial, não em perspectiva histórica, mas na óptica própria do estudo das relações internacionais; mais concretamente o Congresso visa aprofundar o impacto da Primeira Guerra Mundial no direito humanitário e na formação da disciplina universitária de Relações Internacionais, as consequências que dela resultaram tanto para as guerras futuras como para os sistemas de segurança colectiva, e as transições que se operaram no uso da violência ao longo destes cem anos.

Logo

III CONGRESSO INTERNACIONAL DO OBSERVARE 21

Na sua terceira edição, o Congresso OBSERVARE adquiriu uma notável projecção internacional, com participantes vindos de mais de sessenta Universidades de 16 países diferentes. Tal facto obrigou a antecipar os trabalhos para a tarde do dia 17 de Maio de 2017, com painéis temáticos a decorrer na Universidade Autónoma de Lisboa. Decorreram, como previsto, nos dias 18 e 19 de Maio, na Fundação Calouste Gulbenkian, as sessões plenárias e painéis temáticos, contando com a participação de oradores portugueses e estrangeiros que promoveram um debate enriquecedor dos grandes temas do III Congresso OBSERVARE.