Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/11144/3180
Título: Modelação computacional, ambientes interactivos e o ensino da ciência, tecnologia, engenharia e matemática.
Autor: Neves, Rui
Teodoro, Vítor
Palavras-chave: Aprendizagem
Ensino
Física
Matemática
Modelação Computacional
Data: 2013
Editora: Edições Universitárias Lusófonas
Citação: Neves, R., & Teodoro, V. (2013). Modelação computacional, ambientes interactivos e o ensino da ciência, tecnologia, engenharia e matemática. Revista Lusófona de Educação 25, 35-58.
Resumo: Nas diversas áreas da Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática a construção de conhecimento envolve processos de investigação baseados em acções de modelação que equilibram elementos teóricos, experimentais e computacionais. Os correspondentes ambientes, currículos e recursos de aprendizagem devem por isso estruturar-se em torno de metodologias pedagógicas baseadas nos processos de investigação profissionais, definindo estratégias específicas para cada área que sejam capazes de ajudar a estabelecer caminhos de aprendizagem epistemologicamente equilibrados através das diferentes fases cognitivas associadas aos vários tipos de processos de modelação. Este equilíbrio epistemológico-cognitivo continua, no entanto, longe de ser uma realidade para a maioria dos cursos, em particular no que se refere à integração de temas computacionais. Neste artigo discutimos uma estratégia de solução para este problema que se baseia no desenvolvimento de actividades de aprendizagem interactivas que equilibram a inclusão de experiências de modelação computacional exploratórias e expressivas. Ilustramos com exemplos de Física criados no ambiente Modellus, que podem ser utilizados ao nível do Ensino Secundário e do Ensino Superior, quer nos programas curriculares dos estudantes quer em cursos de formação de professores. Apresentamos e discutimos também resultados da implementação desta estratégia em vários cursos universitários.
Revisão por Pares: yes
URI: http://hdl.handle.net/11144/3180
ISSN: 1645-7250
Versão do editor: http://revistas.ulusofona.pt/index.php/rleducacao/issue/view/641
Aparece nas colecções:DCT - Artigos/Papers

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
RNevesVTeodoroRLE252013.pdfDocumento principal330,61 kBAdobe PDFThumbnail
Ver/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.