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http://hdl.handle.net/11144/3180
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Neves, Rui | - |
dc.contributor.author | Teodoro, Vítor | - |
dc.date.accessioned | 2017-09-04T14:38:30Z | - |
dc.date.available | 2017-09-04T14:38:30Z | - |
dc.date.issued | 2013 | - |
dc.identifier.citation | Neves, R., & Teodoro, V. (2013). Modelação computacional, ambientes interactivos e o ensino da ciência, tecnologia, engenharia e matemática. Revista Lusófona de Educação 25, 35-58. | por |
dc.identifier.issn | 1645-7250 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11144/3180 | - |
dc.description.abstract | Nas diversas áreas da Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática a construção de conhecimento envolve processos de investigação baseados em acções de modelação que equilibram elementos teóricos, experimentais e computacionais. Os correspondentes ambientes, currículos e recursos de aprendizagem devem por isso estruturar-se em torno de metodologias pedagógicas baseadas nos processos de investigação profissionais, definindo estratégias específicas para cada área que sejam capazes de ajudar a estabelecer caminhos de aprendizagem epistemologicamente equilibrados através das diferentes fases cognitivas associadas aos vários tipos de processos de modelação. Este equilíbrio epistemológico-cognitivo continua, no entanto, longe de ser uma realidade para a maioria dos cursos, em particular no que se refere à integração de temas computacionais. Neste artigo discutimos uma estratégia de solução para este problema que se baseia no desenvolvimento de actividades de aprendizagem interactivas que equilibram a inclusão de experiências de modelação computacional exploratórias e expressivas. Ilustramos com exemplos de Física criados no ambiente Modellus, que podem ser utilizados ao nível do Ensino Secundário e do Ensino Superior, quer nos programas curriculares dos estudantes quer em cursos de formação de professores. Apresentamos e discutimos também resultados da implementação desta estratégia em vários cursos universitários. | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Edições Universitárias Lusófonas | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.subject | Aprendizagem | por |
dc.subject | Ensino | por |
dc.subject | Física | por |
dc.subject | Matemática | por |
dc.subject | Modelação Computacional | por |
dc.title | Modelação computacional, ambientes interactivos e o ensino da ciência, tecnologia, engenharia e matemática. | por |
dc.type | article | por |
degois.publication.firstPage | 35 | por |
degois.publication.lastPage | 58 | por |
degois.publication.title | Revista Lusófona de Educação | por |
degois.publication.volume | 25 | por |
dc.peerreviewed | yes | por |
dc.relation.publisherversion | http://revistas.ulusofona.pt/index.php/rleducacao/issue/view/641 | por |
Aparece nas colecções: | DCT - Artigos/Papers |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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RNevesVTeodoroRLE252013.pdf | Documento principal | 330,61 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
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