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dc.contributor.authorNeves, Rui-
dc.contributor.authorTeodoro, Vítor-
dc.date.accessioned2017-09-04T14:38:30Z-
dc.date.available2017-09-04T14:38:30Z-
dc.date.issued2013-
dc.identifier.citationNeves, R., & Teodoro, V. (2013). Modelação computacional, ambientes interactivos e o ensino da ciência, tecnologia, engenharia e matemática. Revista Lusófona de Educação 25, 35-58.por
dc.identifier.issn1645-7250-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11144/3180-
dc.description.abstractNas diversas áreas da Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática a construção de conhecimento envolve processos de investigação baseados em acções de modelação que equilibram elementos teóricos, experimentais e computacionais. Os correspondentes ambientes, currículos e recursos de aprendizagem devem por isso estruturar-se em torno de metodologias pedagógicas baseadas nos processos de investigação profissionais, definindo estratégias específicas para cada área que sejam capazes de ajudar a estabelecer caminhos de aprendizagem epistemologicamente equilibrados através das diferentes fases cognitivas associadas aos vários tipos de processos de modelação. Este equilíbrio epistemológico-cognitivo continua, no entanto, longe de ser uma realidade para a maioria dos cursos, em particular no que se refere à integração de temas computacionais. Neste artigo discutimos uma estratégia de solução para este problema que se baseia no desenvolvimento de actividades de aprendizagem interactivas que equilibram a inclusão de experiências de modelação computacional exploratórias e expressivas. Ilustramos com exemplos de Física criados no ambiente Modellus, que podem ser utilizados ao nível do Ensino Secundário e do Ensino Superior, quer nos programas curriculares dos estudantes quer em cursos de formação de professores. Apresentamos e discutimos também resultados da implementação desta estratégia em vários cursos universitários.por
dc.language.isoporpor
dc.publisherEdições Universitárias Lusófonaspor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectAprendizagempor
dc.subjectEnsinopor
dc.subjectFísicapor
dc.subjectMatemáticapor
dc.subjectModelação Computacionalpor
dc.titleModelação computacional, ambientes interactivos e o ensino da ciência, tecnologia, engenharia e matemática.por
dc.typearticlepor
degois.publication.firstPage35por
degois.publication.lastPage58por
degois.publication.titleRevista Lusófona de Educaçãopor
degois.publication.volume25por
dc.peerreviewedyespor
dc.relation.publisherversionhttp://revistas.ulusofona.pt/index.php/rleducacao/issue/view/641por
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