Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/11144/991
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Centenico, Adalberto | - |
dc.contributor.advisor | Tomé, Luis | - |
dc.contributor.author | Serrano, Paulo Jorge da Silva Gonçalves | - |
dc.date.accessioned | 2015-05-15T16:47:11Z | - |
dc.date.available | 2015-05-15T16:47:11Z | - |
dc.date.issued | 2015-03-25 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11144/991 | - |
dc.description.abstract | O custo normalmente associado à sustentação das forças militares, seja em tempo de paz ou guerra, representa um esforço significativo por parte dos países. A logística ganhou relevo por permitir encontrar soluções para possibilitar a conduta de operações militares, de forma mais eficiente e eficaz. A logística militar relaciona-se com outras áreas, nomeadamente as logísticas civil e a humanitária. Se até à década de 60 do século passado, a logística militar foi a principal impulsionadora da congénere civil, a partir dessa data a situação alterou-se. Atualmente, assiste-se à incorporação de conceitos civis nas práticas militares, sobretudo devido aos fluxos informacional e físico de produtos à escala global. A logística humanitária tem ganho relevo nas últimas décadas, face à importância do apoio a populações afetadas por catástrofes naturais ou de natureza humana. A incorporação de capacidades militares assume um aspeto importante, pela capacidade de resposta imediata, e pela variedade de soluções que proporcionam. O objeto de estudo desta investigação é a logística multinacional em Teatros de Operações (TO). No âmbito das operações multinacionais são destacadas neste trabalho, a operação Mission des United Nations Stabilisation Mission en Haiti (Minustah), que teve início em abril de 2004, no quadro das Nações Unidas, e a 1ª Guerra do Golfo, com início em agosto de 1990, por parte de uma coligação liderada pelos EUA. As operações demonstraram a necessidade da adoção de determinadas soluções de apoio logístico, nomeadamente a centralização do apoio ao nível do Teatro de Operações. A logística multinacional da North Atlantic Treaty Organization (NATO) é caraterizada por um conjunto de soluções, que foram adotadas sobretudo no TO do Kosovo, que beneficiaram as nações pela redução da necessidade de projecção de recursos, e consequentemente com a obtenção de maior eficácia no apoio logístico durante a operação. O Joint Logistics Support Group permitiu maior sincronização do apoio prestado aos contingentes, através da materialização de uma cadeia logística, permitindo a redução dos National Support Elements das diversas nações. O TO do Afeganistão proporcionou à NATO situações de emprego operacional diferentes das experiências anteriores. A insegurança e a instabilidade na região, a escassez de recursos e de infraestruturas, obrigou à realização de acordos diplomáticos com vários países, para a cedência do espaço aéreo e bases aéreas para efetuar o apoio logístico. Esta realidade demonstrou a importância do apoio de Estados regionais vizinhos, de forma a tornar viável a operação militar. | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.subject | Joint Logistics Support Group | por |
dc.subject | Logística Multinacional | por |
dc.subject | Host Nation Support. | por |
dc.title | A logística multinacional em teatros de operações. O caso da NATO. | por |
dc.type | masterThesis | por |
dc.peerreviewed | no | por |
thesis.degree.name | Mestrado em Estudos da Paz e da Guerra nas Novas Relações Internacionais | - |
dc.identifier.tid | 201247640 | - |
Aparece nas colecções: | DRI - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Logística Multinacional_VF_Paulo Serrano_021214.pdf | 1,58 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.