Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/11144/694
Título: Crianças e jovens institucionalizadas: visitas a casa e impacto emocional
Autor: Eira, Sandra Sofia Ferreira da
Orientador: Pedro, António Mendes
Palavras-chave: Criança
Jovens
Institucionalização
Emoções
Data: 10-Nov-2014
Resumo: O presente estudo tem como objetivo verificar o impacto emocional que as visitas a casa têm nas crianças e jovens institucionalizadas.Neste âmbito, visa analisar em que medida o tipo de emoções (positivas e negativas) sentidas pelos educandos e o comportamento dos mesmos se altera em função das visitas a casa e a influência que o comportamento tem no seu aproveitamento escolar. Participaram neste estudo 38 crianças e 16 funcionários do Centro de Educação e Desenvolvimento de Santa Catarina e Santa Clara da Casa Pia de Lisboa, com idades compreendidas entre os 7 e os 14 anos. Os dados foram recolhidos através de um Questionário sociodemográfico, uma entrevista semiestruturada e do Positive and Negative Affect Schedule(PANAS-N). Os resultados obtidos revelam que a afetividade positiva e negativa sentida pelos educandos não se se altera em função das idas a casa. Por outro lado, o comportamento encontra-se inversamente associado com as visitas, o que nos leva a afirmar que quanto mais vezes os educandos vão a casa, menores serão as alterações no seu comportamento tanto na residência de acolhimento, como na escola e nas atividades extracurriculares.
Revisão por Pares: no
URI: http://hdl.handle.net/11144/694
Grau: Mestrado em Psicologia. Psicologia Clínica e de Aconselhamento
Aparece nas colecções:BUAL - Dissertações de Mestrado
DPS - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Dissertação Sandra da Eira.pdf1,92 MBAdobe PDFThumbnail
Ver/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.