Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/11144/6409
Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSilva Júnior, Luiz Gilberto-
dc.date.accessioned2023-05-18T11:09:14Z-
dc.date.available2023-05-18T11:09:14Z-
dc.date.issued2023-05-
dc.identifier.issn2182-4339-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11144/6409-
dc.description.abstractPeter Wilson, enquanto professor da Architectural Association School of Architecture em Londres desenvolve, entre 1983 e 1985, em conjunto com dezanove alunos um projeto para a propriedade Clandeboye em County Down, Irlanda do Norte. O desenvolvimento desse projeto, para além de formar arquitetos, resultou numa exposição e num catálogo. Nesse contexto, a presente investigação centra-se em entender o que Peter Wilson queria ensinar aos seus alunos com Clandeboye. Para responder a essa pergunta, o objetivo do estudo é avaliar como o desenvolvimento de Clandeboye contribuiu para a prática profissional dos alunos que a projetaram. A investigação baseia-se na coleção de desenhos da organização Drawing Matter, sendo uma delas 54 desenhos do processo de desenvolvimento do projeto, além de outras 93 imagens de anotações e desenhos, feitas em três sketchbooks. A estas fontes somam-se duas entrevistas semiestruturadas realizadas com alunos envolvidos no projeto. Com a análise desse conjunto de informações, foi possível verificar que os desenhos de Clandeboye ilustram graficamente a invenção, confiança e o empirismo construtivo característicos do pensamento arquitetónico que Peter Wilson desenvolvia na época, e tiveram impacto significativo na vida profissional de seus alunos. O estudo também revelou que a metodologia de desenho em perspectiva aplicada por Peter Wilson em Clandeboye, fornece ferramentas operativas para o ensino da disciplina de arquitetura contemporânea.pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherCEACT/UALpt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectPeter Wilsonpt_PT
dc.subjectClandeboyept_PT
dc.subjectRepresentação Arquitetónicapt_PT
dc.subjectEnsino da Arquiteturapt_PT
dc.titleDo figurativo ao tectónico: Peter Wilson e o processo de desenho no projeto Clandeboyept_PT
dc.title.alternativeFrom figurative to tectonic: Peter Wilson and the design process in the Clandeboye projectpt_PT
dc.typearticlept_PT
degois.publication.firstPage16pt_PT
degois.publication.lastPage30pt_PT
degois.publication.locationLisboapt_PT
degois.publication.titleEstudo Préviopt_PT
degois.publication.volume22pt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.26619/2182-4339/22.2pt_PT
Aparece nas colecções:ESTUDO PRÉVIO - 22 [inverno 2022]

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
EP22-Luiz-Junior-PT.pdf1,78 MBAdobe PDFThumbnail
Ver/Abrir
EP22-Luiz-Junior-EN.pdf1,12 MBAdobe PDFThumbnail
Ver/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Este registo está protegido por Licença Creative Commons Creative Commons