Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/11144/6409
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Silva Júnior, Luiz Gilberto | - |
dc.date.accessioned | 2023-05-18T11:09:14Z | - |
dc.date.available | 2023-05-18T11:09:14Z | - |
dc.date.issued | 2023-05 | - |
dc.identifier.issn | 2182-4339 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11144/6409 | - |
dc.description.abstract | Peter Wilson, enquanto professor da Architectural Association School of Architecture em Londres desenvolve, entre 1983 e 1985, em conjunto com dezanove alunos um projeto para a propriedade Clandeboye em County Down, Irlanda do Norte. O desenvolvimento desse projeto, para além de formar arquitetos, resultou numa exposição e num catálogo. Nesse contexto, a presente investigação centra-se em entender o que Peter Wilson queria ensinar aos seus alunos com Clandeboye. Para responder a essa pergunta, o objetivo do estudo é avaliar como o desenvolvimento de Clandeboye contribuiu para a prática profissional dos alunos que a projetaram. A investigação baseia-se na coleção de desenhos da organização Drawing Matter, sendo uma delas 54 desenhos do processo de desenvolvimento do projeto, além de outras 93 imagens de anotações e desenhos, feitas em três sketchbooks. A estas fontes somam-se duas entrevistas semiestruturadas realizadas com alunos envolvidos no projeto. Com a análise desse conjunto de informações, foi possível verificar que os desenhos de Clandeboye ilustram graficamente a invenção, confiança e o empirismo construtivo característicos do pensamento arquitetónico que Peter Wilson desenvolvia na época, e tiveram impacto significativo na vida profissional de seus alunos. O estudo também revelou que a metodologia de desenho em perspectiva aplicada por Peter Wilson em Clandeboye, fornece ferramentas operativas para o ensino da disciplina de arquitetura contemporânea. | pt_PT |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.publisher | CEACT/UAL | pt_PT |
dc.rights | openAccess | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Peter Wilson | pt_PT |
dc.subject | Clandeboye | pt_PT |
dc.subject | Representação Arquitetónica | pt_PT |
dc.subject | Ensino da Arquitetura | pt_PT |
dc.title | Do figurativo ao tectónico: Peter Wilson e o processo de desenho no projeto Clandeboye | pt_PT |
dc.title.alternative | From figurative to tectonic: Peter Wilson and the design process in the Clandeboye project | pt_PT |
dc.type | article | pt_PT |
degois.publication.firstPage | 16 | pt_PT |
degois.publication.lastPage | 30 | pt_PT |
degois.publication.location | Lisboa | pt_PT |
degois.publication.title | Estudo Prévio | pt_PT |
degois.publication.volume | 22 | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.identifier.doi | https://doi.org/10.26619/2182-4339/22.2 | pt_PT |
Aparece nas colecções: | ESTUDO PRÉVIO - 22 [inverno 2022] |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
EP22-Luiz-Junior-PT.pdf | 1,78 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir | |
EP22-Luiz-Junior-EN.pdf | 1,12 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Este registo está protegido por Licença Creative Commons