Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/11144/6409
Título: | Do figurativo ao tectónico: Peter Wilson e o processo de desenho no projeto Clandeboye |
Outros títulos: | From figurative to tectonic: Peter Wilson and the design process in the Clandeboye project |
Autor: | Silva Júnior, Luiz Gilberto |
Palavras-chave: | Peter Wilson Clandeboye Representação Arquitetónica Ensino da Arquitetura |
Data: | Mai-2023 |
Editora: | CEACT/UAL |
Resumo: | Peter Wilson, enquanto professor da Architectural Association School of Architecture em Londres desenvolve, entre 1983 e 1985, em conjunto com dezanove alunos um projeto para a propriedade Clandeboye em County Down, Irlanda do Norte. O desenvolvimento desse projeto, para além de formar arquitetos, resultou numa exposição e num catálogo. Nesse contexto, a presente investigação centra-se em entender o que Peter Wilson queria ensinar aos seus alunos com Clandeboye. Para responder a essa pergunta, o objetivo do estudo é avaliar como o desenvolvimento de Clandeboye contribuiu para a prática profissional dos alunos que a projetaram. A investigação baseia-se na coleção de desenhos da organização Drawing Matter, sendo uma delas 54 desenhos do processo de desenvolvimento do projeto, além de outras 93 imagens de anotações e desenhos, feitas em três sketchbooks. A estas fontes somam-se duas entrevistas semiestruturadas realizadas com alunos envolvidos no projeto. Com a análise desse conjunto de informações, foi possível verificar que os desenhos de Clandeboye ilustram graficamente a invenção, confiança e o empirismo construtivo característicos do pensamento arquitetónico que Peter Wilson desenvolvia na época, e tiveram impacto significativo na vida profissional de seus alunos. O estudo também revelou que a metodologia de desenho em perspectiva aplicada por Peter Wilson em Clandeboye, fornece ferramentas operativas para o ensino da disciplina de arquitetura contemporânea. |
Revisão por Pares: | yes |
URI: | http://hdl.handle.net/11144/6409 |
metadata.dc.identifier.doi: | https://doi.org/10.26619/2182-4339/22.2 |
ISSN: | 2182-4339 |
Aparece nas colecções: | ESTUDO PRÉVIO - 22 [inverno 2022] |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
EP22-Luiz-Junior-PT.pdf | 1,78 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir | |
EP22-Luiz-Junior-EN.pdf | 1,12 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Este registo está protegido por Licença Creative Commons