Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/11144/6409
Título: Do figurativo ao tectónico: Peter Wilson e o processo de desenho no projeto Clandeboye
Outros títulos: From figurative to tectonic: Peter Wilson and the design process in the Clandeboye project
Autor: Silva Júnior, Luiz Gilberto
Palavras-chave: Peter Wilson
Clandeboye
Representação Arquitetónica
Ensino da Arquitetura
Data: Mai-2023
Editora: CEACT/UAL
Resumo: Peter Wilson, enquanto professor da Architectural Association School of Architecture em Londres desenvolve, entre 1983 e 1985, em conjunto com dezanove alunos um projeto para a propriedade Clandeboye em County Down, Irlanda do Norte. O desenvolvimento desse projeto, para além de formar arquitetos, resultou numa exposição e num catálogo. Nesse contexto, a presente investigação centra-se em entender o que Peter Wilson queria ensinar aos seus alunos com Clandeboye. Para responder a essa pergunta, o objetivo do estudo é avaliar como o desenvolvimento de Clandeboye contribuiu para a prática profissional dos alunos que a projetaram. A investigação baseia-se na coleção de desenhos da organização Drawing Matter, sendo uma delas 54 desenhos do processo de desenvolvimento do projeto, além de outras 93 imagens de anotações e desenhos, feitas em três sketchbooks. A estas fontes somam-se duas entrevistas semiestruturadas realizadas com alunos envolvidos no projeto. Com a análise desse conjunto de informações, foi possível verificar que os desenhos de Clandeboye ilustram graficamente a invenção, confiança e o empirismo construtivo característicos do pensamento arquitetónico que Peter Wilson desenvolvia na época, e tiveram impacto significativo na vida profissional de seus alunos. O estudo também revelou que a metodologia de desenho em perspectiva aplicada por Peter Wilson em Clandeboye, fornece ferramentas operativas para o ensino da disciplina de arquitetura contemporânea.
Revisão por Pares: yes
URI: http://hdl.handle.net/11144/6409
metadata.dc.identifier.doi: https://doi.org/10.26619/2182-4339/22.2
ISSN: 2182-4339
Aparece nas colecções:ESTUDO PRÉVIO - 22 [inverno 2022]

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
EP22-Luiz-Junior-PT.pdf1,78 MBAdobe PDFThumbnail
Ver/Abrir
EP22-Luiz-Junior-EN.pdf1,12 MBAdobe PDFThumbnail
Ver/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Este registo está protegido por Licença Creative Commons Creative Commons