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http://hdl.handle.net/11144/613
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Fraga, Luís Alves de | - |
dc.date.accessioned | 2014-11-10T15:36:51Z | - |
dc.date.available | 2014-11-10T15:36:51Z | - |
dc.date.issued | 2003 | - |
dc.identifier.citation | FRAGA, Luís Alves de - Universidade das Forças Armadas e Ensino Superior Militar. Revista Militar, n.º 8/9( Agosto/Setembro 2003) p. 771-790. | por |
dc.identifier.issn | 0873-7630 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11144/613 | - |
dc.description.abstract | Faz-se uma breve resenha histórica da evolução do sistema de ensino e preparação dos oficiais das Forças Armadas, explicando-se o sistema de socialização militar. Depois, aborda-se a relação entre os conhecimentos que as Academias Militares foram proporcionando aos futuros oficiais e a evolução tecnológica dos armamentos e dá-se a necessária panorâmica para se perceber como as mutações da Revolução Industrial não tiveram um claro reflexo na instrução académica dos oficiais. Neste particular aspecto refere-se o caso português com maior evidência. Mostra-se como a Guerra-fria destronou as ideias que norteavam a formação dos oficiais e como os responsáveis de muitas Forças Armadas não perceberam, ainda, a profunda modificação que aconteceu a qual deve condicionar a instrução académica dos futuros oficiais. Após as explicações anteriores passa-se a tentar descortinar qual o novo papel que cabe, no futuro — que começou já ontem —, ao oficial das Forças Armadas e em particular àquele que é responsável pelas grandes aquisições de material bélico e pela sua utilização no campo de batalha, enaltecendo-se,também, a importância do graduado como condutor de homens e responsável pela manutenção dos níveis de ressocialização das tropas. Depois de se fazer uma análise prospectiva de quais as causas de conflito militar que se podem delinear no começo desta centúria, inventariam-se os conhecimentos de índole académica que deverão fazerparte da formação do oficial do futuro. Passa-se, em seguida, a estabelecer a comparação entre o modelo de ensino militar que se adoptou em Portugal, após 1974, e o que se usa nos Estados Unidos da América, tendo em vista estabelecer os contornos de uma evolução desejável para as Forças Armadas Portuguesas. Por fim, prospecta-se aevolução da União Europeia e de como esse novo enquadramento político dos Estados poderá condicionar a formação académica dos futuros oficiais do futuro. | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Empresa da Revista Militar | por |
dc.relation.ispartofseries | nº8/9; | - |
dc.rights | openAccess | por |
dc.subject | Portugal | por |
dc.subject | Forças Armadas | por |
dc.subject | Universidade | por |
dc.subject | União Europeia | por |
dc.subject | Ensino Superior Militar | por |
dc.subject | Segurança e Defesa | por |
dc.subject | Ensino | por |
dc.subject | Nacionalismo | por |
dc.subject | Comunidade Económica | por |
dc.subject | Europeia | por |
dc.subject | Europa | por |
dc.title | Universidade das Forças Armadas e Ensino Superior Militar | por |
dc.type | article | por |
degois.publication.firstPage | 771 | por |
degois.publication.lastPage | 790 | por |
degois.publication.location | Lisboa | por |
degois.publication.title | Revista Militar | por |
dc.peerreviewed | no | por |
Aparece nas colecções: | BUAL - Artigos/Papers DRI - Artigos/Papers |
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Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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