Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/11144/613
Título: Universidade das Forças Armadas e Ensino Superior Militar
Autor: Fraga, Luís Alves de
Palavras-chave: Portugal
Forças Armadas
Universidade
União Europeia
Ensino Superior Militar
Segurança e Defesa
Ensino
Nacionalismo
Comunidade Económica
Europeia
Europa
Data: 2003
Editora: Empresa da Revista Militar
Citação: FRAGA, Luís Alves de - Universidade das Forças Armadas e Ensino Superior Militar. Revista Militar, n.º 8/9( Agosto/Setembro 2003) p. 771-790.
Relatório da Série N.º: nº8/9;
Resumo: Faz-se uma breve resenha histórica da evolução do sistema de ensino e preparação dos oficiais das Forças Armadas, explicando-se o sistema de socialização militar. Depois, aborda-se a relação entre os conhecimentos que as Academias Militares foram proporcionando aos futuros oficiais e a evolução tecnológica dos armamentos e dá-se a necessária panorâmica para se perceber como as mutações da Revolução Industrial não tiveram um claro reflexo na instrução académica dos oficiais. Neste particular aspecto refere-se o caso português com maior evidência. Mostra-se como a Guerra-fria destronou as ideias que norteavam a formação dos oficiais e como os responsáveis de muitas Forças Armadas não perceberam, ainda, a profunda modificação que aconteceu a qual deve condicionar a instrução académica dos futuros oficiais. Após as explicações anteriores passa-se a tentar descortinar qual o novo papel que cabe, no futuro — que começou já ontem —, ao oficial das Forças Armadas e em particular àquele que é responsável pelas grandes aquisições de material bélico e pela sua utilização no campo de batalha, enaltecendo-se,também, a importância do graduado como condutor de homens e responsável pela manutenção dos níveis de ressocialização das tropas. Depois de se fazer uma análise prospectiva de quais as causas de conflito militar que se podem delinear no começo desta centúria, inventariam-se os conhecimentos de índole académica que deverão fazerparte da formação do oficial do futuro. Passa-se, em seguida, a estabelecer a comparação entre o modelo de ensino militar que se adoptou em Portugal, após 1974, e o que se usa nos Estados Unidos da América, tendo em vista estabelecer os contornos de uma evolução desejável para as Forças Armadas Portuguesas. Por fim, prospecta-se aevolução da União Europeia e de como esse novo enquadramento político dos Estados poderá condicionar a formação académica dos futuros oficiais do futuro.
Revisão por Pares: no
URI: http://hdl.handle.net/11144/613
ISSN: 0873-7630
Aparece nas colecções:BUAL - Artigos/Papers
DRI - Artigos/Papers

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