Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11144/6097
Title: Onde o comboio se cruza com Lisboa: Linha de cintura como estrutura geradora de espaços públicos
Authors: Costa, Virgínia
Advisor: Lobo, Inês
Sequeira, Marta
Varela, Julia
Keywords: Linha de cintura
infraestrutura
espaço público
Lisboa
Issue Date: 8-Feb-2023
Abstract: As estruturas de circulação — primeiro as linhas de comboio, depois as vias rápidas — estenderam, ao longo dos séculos XIX e XX, a influência das cidades portuguesas, estabelecendo conexões e retirando aldeias e territórios apartados do isolamento. O que se percorria durante vários dias passou a ser atravessado em apenas algumas horas. A mobilidade chegou mesmo a ser consagrada como o maior motor de desenvolvimento da economia nacional. No entanto, e embora as estruturas de circulação tenham sido catalisadoras do crescimento de muitas cidades, constituem-se hoje como infraestruturas cada vez mais desligadas do seu desenho. Esta dissertação tem como base a análise dos sistemas de expansão da cidade de Lisboa e dos momentos de cruzamento entre as infraestruturas que decorrem deste crescimento, em particular o caso do Planalto Norte de Lisboa — uma zona que, embora bastante consolidada, é atravessada e fragmentada por uma série de eixos marcantes. A partir dessa análise, é lançada uma hipótese, que consiste em integrar a Linha Férrea de Cintura e as diversas vias que a intersectam no sistema urbano, transformando uma infraestrutura geradora de descontinuidades num sistema propulsor de espaços públicos.
URI: http://hdl.handle.net/11144/6097
Thesis Degree: Dissertação de Mestrado em Arquitectura
Appears in Collections:DA - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
VirginiaPalma.pdf157,8 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.