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Título: Estilos parentais e ajustamento da criança em idade escolar
Autor: Ferreira , Marisa Bécil
Orientador: Pires, Mónica
Palavras-chave: Estilos parentais
ajustamento conjugal
terceira infância
ajustamento da criança.
Data: 11-Jan-2023
Resumo: Os estilos parentais e o impacto deles no ajustamento da criança conjuntamente com outras variáveis familiares como a relação marital têm sido tema de estudos nas últimas décadas a nível mundial. A literatura sustenta que as inter-relações dos subsistemas conjugal, parental e filial são determinantes no ajustamento da criança. O objetivo geral do presente trabalho é averiguar o impacto do ajustamento conjugal e dos estilos parentais no ajustamento da criança na terceira infância. Os objetivos específicos deste trabalho são analisar as associações entre o ajustamento conjugal, os estilos parentais e o ajustamento da criança, analisar outras variáveis como escolaridade dos pais e a idade dos filhos com relação a esses constructos, averiguar as diferenças existentes no ajustamento conjugal, nos estilos parentais e ajustamento da criança segundo os diferentes grupos etários das crianças (seis aos 12 anos) e testar o modelo da APIM com relação à díade conjugal e averiguar a sua adequação com diferentes variáveis familiares. Procuramos responder à questão principal: como o ajustamento conjugal e os estilos parentais exercem um efeito conjunto no ajustamento das crianças ao longo da terceira infância até o início da adolescência? Para a condução deste estudo transversal, 144 famílias brasileiras, pais de crianças de 6 aos 12 anos de famílias na configuração tradicional, responderam, de forma voluntária e mediante consentimento informado, aos instrumentos PAQ-P – Questionário de Estilos Parentais para Pais, o DAS – Escala de Ajustamento Diádico para o casal e o SDQ – Questionário de Capacidades e Dificuldades relativo à criança. Os resultados demonstram que os pais e mães deste estudo apresentam valores mais elevados para o Estilo Parental Autoritativo, seguido do EP Autoritário e do EP Permissivo respetivamente. As correlações entre os estilos parentais e o ajustamento conjugal evidenciam estreita ligação com o ajustamento da criança, pois, quanto mais autoritários são os pais, mais problemas internalizados e menos comportamentos pró-sociais apresentam os filhos e, quanto mais permissivos os pais, mais problemas internalizados e externalizados apresentam os filhos. Os resultados expõem que, quanto maior o consenso, a coesão e a satisfação do casal, mais autoritativos são os pais e menos problemas externalizados apresentam os filhos. De maneira inversa, quanto menos satisfação do casal mais autoritários os pais e mais problemas internalizados apresentam os filhos. Verificou-se ainda que o ajustamento diádico e os estilos parentais exercem um efeito no ajustamento do filho, considerando a interdependência entre pais e mães da díade conjugal. Este estudo confirma outras pesquisas quanto ao efeito spillover dos estilos parentais, do ajustamento conjugal e do ajustamento da criança e contribui para o conhecimento da dinâmica familiar e o ajustamento da criança na idade escolar.
URI: http://hdl.handle.net/11144/5769
Grau: Dissertação de Mestrado em Psicologia. Piscologia clínica e de aconselhamento
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