Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/11144/5653
Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorRosário, Pedro Trovão do-
dc.contributor.authorPacheco, Denise Ferreira de Souza Barros-
dc.date.accessioned2022-11-08T16:36:41Z-
dc.date.available2022-11-08T16:36:41Z-
dc.date.issued2022-10-19-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11144/5653-
dc.description.abstractAs potencialidades das pessoas com deficiência, até os dias atuais, não são reconhecidas ou trabalhadas, o que ocorre pela ausência da reconfiguração das práticas e crenças de uma sociedade que ainda exerce influência ativa na incapacitação. Séculos se passam até que a criança que nasce com uma deficiência seja reconhecida como titular de direitos fundamentais, como membro do grupo social, como cidadã. Estudando as raízes históricas dos direitos fundamentais, da cidadania e da deficiência, chega-se à sociedade contemporânea cujos princípios e valores positivados, direitos fundamentais internacionalmente reconhecidos, não possuem efetivação, enfrentando as pessoas com deficiência barreiras físicas, como a falta de estrutura no design ambiental e ausência de acessibilidade de informação e comunicação, além de obstáculos comportamentais. O envolvimento do Estado é determinante, sendo necessários investimentos públicos, a realização e fiscalização de projetos e o controle da efetiva aplicação dos direitos que somente ganharam visualização após o ativismo das próprias pessoas com deficiência e suas famílias. O papel da comunidade é, da mesma forma, essencial, no combate ao ableísmo, compreendendo a diversidade e proporcionando situações de inclusão e participação produtiva das pessoas com deficiência. Uma futura geração sem preconceitos precisa de crianças que vejam a deficiência com naturalidade, como uma variação do homem, o que ocorre a partir de sua convivência e interação, reconhecendo os estudantes que todos possuem dificuldades e aptidões, sendo na filosofia da escola inclusiva realizado todo um trabalho que envolve profissionais de ensino preparados, em compromisso conjunto com profissionais da medicina especializados e a participação efetiva da família, núcleo fundamental para o apoio na formação, autonomia e emancipação da criança com deficiência.pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.subjectDeficiênciapt_PT
dc.subjectDireitos Fundamentaispt_PT
dc.subjectCidadaniapt_PT
dc.subjectHistóriapt_PT
dc.subjectCriançapt_PT
dc.subjectFamíliapt_PT
dc.subjectPortugalpt_PT
dc.subjectBrasilpt_PT
dc.titleDireitos das pessoas com deficiência os direitos fundamentais e a criança com deficiência em Portugal e no Brasilpt_PT
dc.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameDissertação de Mestrado em Direito. Ciências jurídicaspt_PT
dc.subject.fosDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Direitopt_PT
dc.identifier.tid203091248pt_PT
Aparece nas colecções:DDIR - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
DENISE PACHECO mestrado texto dissertacao - Orientador Professor Trovao envio setembro 2022 (1).pdf1,07 MBAdobe PDFThumbnail
Ver/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.