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http://hdl.handle.net/11144/5653
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | Rosário, Pedro Trovão do | - |
dc.contributor.author | Pacheco, Denise Ferreira de Souza Barros | - |
dc.date.accessioned | 2022-11-08T16:36:41Z | - |
dc.date.available | 2022-11-08T16:36:41Z | - |
dc.date.issued | 2022-10-19 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11144/5653 | - |
dc.description.abstract | As potencialidades das pessoas com deficiência, até os dias atuais, não são reconhecidas ou trabalhadas, o que ocorre pela ausência da reconfiguração das práticas e crenças de uma sociedade que ainda exerce influência ativa na incapacitação. Séculos se passam até que a criança que nasce com uma deficiência seja reconhecida como titular de direitos fundamentais, como membro do grupo social, como cidadã. Estudando as raízes históricas dos direitos fundamentais, da cidadania e da deficiência, chega-se à sociedade contemporânea cujos princípios e valores positivados, direitos fundamentais internacionalmente reconhecidos, não possuem efetivação, enfrentando as pessoas com deficiência barreiras físicas, como a falta de estrutura no design ambiental e ausência de acessibilidade de informação e comunicação, além de obstáculos comportamentais. O envolvimento do Estado é determinante, sendo necessários investimentos públicos, a realização e fiscalização de projetos e o controle da efetiva aplicação dos direitos que somente ganharam visualização após o ativismo das próprias pessoas com deficiência e suas famílias. O papel da comunidade é, da mesma forma, essencial, no combate ao ableísmo, compreendendo a diversidade e proporcionando situações de inclusão e participação produtiva das pessoas com deficiência. Uma futura geração sem preconceitos precisa de crianças que vejam a deficiência com naturalidade, como uma variação do homem, o que ocorre a partir de sua convivência e interação, reconhecendo os estudantes que todos possuem dificuldades e aptidões, sendo na filosofia da escola inclusiva realizado todo um trabalho que envolve profissionais de ensino preparados, em compromisso conjunto com profissionais da medicina especializados e a participação efetiva da família, núcleo fundamental para o apoio na formação, autonomia e emancipação da criança com deficiência. | pt_PT |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.rights | openAccess | pt_PT |
dc.subject | Deficiência | pt_PT |
dc.subject | Direitos Fundamentais | pt_PT |
dc.subject | Cidadania | pt_PT |
dc.subject | História | pt_PT |
dc.subject | Criança | pt_PT |
dc.subject | Família | pt_PT |
dc.subject | Portugal | pt_PT |
dc.subject | Brasil | pt_PT |
dc.title | Direitos das pessoas com deficiência os direitos fundamentais e a criança com deficiência em Portugal e no Brasil | pt_PT |
dc.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Dissertação de Mestrado em Direito. Ciências jurídicas | pt_PT |
dc.subject.fos | Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Direito | pt_PT |
dc.identifier.tid | 203091248 | pt_PT |
Aparece nas colecções: | DDIR - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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DENISE PACHECO mestrado texto dissertacao - Orientador Professor Trovao envio setembro 2022 (1).pdf | 1,07 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
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