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http://hdl.handle.net/11144/5642
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Lourenço, Jaime | - |
dc.date.accessioned | 2022-11-08T14:29:47Z | - |
dc.date.available | 2022-11-08T14:29:47Z | - |
dc.date.issued | 2022-10-15 | - |
dc.identifier.citation | Lourenço, J. (2022) O acto final? Jornalismo Português de Cinema em tempos pandémicos. Ámbitos Revista Internacional de Comunicación. nº58, pp. 41-57. | pt_PT |
dc.identifier.issn | 1139-1979 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11144/5642 | - |
dc.description.abstract | O Jornalismo de Cinema deve ser entendido como um campo particular do jornalismo cultural, que se assume enquanto prática jornalística centrada na atividade cultural e artística, que marcou o século XX e insiste em continuar no século XXI: o cinema. Encarado como subgénero do jornalismo cultural, o Jornalismo de Cinema assume-se como um campo de sentido informativo, crítico e pedagógico. Com este artigo, procuramos perceber as transformações que a pandemia trouxe ao jornalismo português de cinema e compreender as transformações que ocorreram nesta especialização jornalística durante dois meses da pandemia (Junho e Julho de 2020) nos media portugueses de forma a entender as alterações que o jornalismo de cinema atravessou. Aplicamos uma análise de conteúdo aos principais jornais portugueses (versão impressa e online): Público, Diário de Notícias, Jornal de Notícias, Correio da Manhã, Observador e Expresso, e programas de rádio e televisão informativos dedicados exclusivamente ao cinema: os programas de televisão Cinebox (TVI24), Janela Indiscreta (RTP) e Cartaz Cinema (SIC Notícias) e os programas de rádio Cinemax (Antena1) e A Grande Ilusão (Antena2). Concluímos que esta especialização jornalística em Portugal ficou bastante fragilizada durante os meses analisados com um empobrecimento temático e de formatos que resulta de estratégias editoriais que abdicaram de cobrir o cinema, em alguns casos por completo. | pt_PT |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.publisher | Universidad de Sevilla | pt_PT |
dc.relation | Fundação para a Ciência e a Tecnologia (SFRH/BD/143752/2019) | pt_PT |
dc.rights | openAccess | pt_PT |
dc.subject | jornalismo de cinema | pt_PT |
dc.subject | cobertura jornalística | pt_PT |
dc.subject | Covid-19 | pt_PT |
dc.subject | pandemia | pt_PT |
dc.title | O acto final? Jornalismo Português de Cinema em tempos pandémicos | pt_PT |
dc.type | article | pt_PT |
degois.publication.firstPage | 41 | pt_PT |
degois.publication.lastPage | 57 | pt_PT |
degois.publication.issue | 58 | pt_PT |
degois.publication.location | Sevilha | pt_PT |
degois.publication.title | Ámbitos Revista Internacional de Comunicación | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.identifier.doi | http://dx.doi.org/10.12795/Ambitos.2022.i58.02 | pt_PT |
Aparece nas colecções: | DCC - Artigos/Papers |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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