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dc.contributor.authorFerreira, Marisa Becil-
dc.contributor.authorGomes, Ana Maria-
dc.date.accessioned2022-10-14T14:58:43Z-
dc.date.available2022-10-14T14:58:43Z-
dc.date.issued2022-07-
dc.identifier.issn2183-4806-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11144/5629-
dc.description.abstractO objetivo geral do presente artigo é apresentar um estudo de caso de uma criança a partir da abordagem do Psicodrama. O objetivo específico deste trabalho é detalhar a avaliação psicológica a que foi submetida a criança e o início da intervenção psicoterapêutica. A criança em análise tem sete anos de idade e uma família nuclear constituída por pai e mãe. A avaliação psicológica envolve uma parte qualitativa, com uma entrevista feita em separado com os pais e três encontros apenas com a criança, com a aplicação de testes projetivos e da técnica psicodramática átomo social, para verificar a microscopia familiar da criança nas suas relações nucleares, e uma parte quantitativa com a aplicação do Teste Matrizes Progressivas Coloridas de Raven – Escala Especial para crianças. Os dados também foram obtidos a partir da entrevista com a equipa psicopedagógica da escola e também a partir da aplicação do instrumento Multimodal Treatment Assessment Study - MTA-SNAP-IV aos pais da criança. As hipóteses diagnósticas elaboradas no final da entrevista com os pais pautaram a escolha dos instrumentos psicométricos, e a análise dos resultados obtidos permitiu a elaboração das inferências diagnósticas que orientaram os objetivos da intervenção no sentido de minorar o quadro de ansiedade e de comportamentos de autoagressão e de heteroagressividade, bem como a aquisição de habilidades pró-sociais para lidar de forma positiva nos seus ambientes sociais. A intervenção psicodramática foi feita com dramatizações de cenas regressivas e do dia a dia da criança com a utilização de fantoches.pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherCentro de Investigação em Psicologia – CIP. Universidade Autónoma de Lisboapt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectPsicodramapt_PT
dc.subjectcriançapt_PT
dc.subjectavaliação psicológicapt_PT
dc.subjectintervenção psicoterapêuticapt_PT
dc.subjectPsychodramapt_PT
dc.subjectchildpt_PT
dc.subjectpsychological assessmentpt_PT
dc.subjectpsychotherapeutic interventionpt_PT
dc.titleAvaliação e intervenção infantil na abordagem do psicodrama: um estudo de casopt_PT
dc.title.alternativeChild assessment and intervention in psychodrama approach: a case studypt_PT
dc.typearticlept_PT
degois.publication.firstPage50pt_PT
degois.publication.lastPage65pt_PT
degois.publication.locationLisboapt_PT
degois.publication.titlePSIQUE - Anais de Psicologiapt_PT
degois.publication.volumeVol. 18, nº 2pt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.26619/2183-4806.XVIII.2.4pt_PT
Aparece nas colecções:EDIUAL - PSIQUE. Vol.18,Nº2(2022)
PSIQUE. Vol.18, nº2(2022)

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