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http://hdl.handle.net/11144/5629
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Ferreira, Marisa Becil | - |
dc.contributor.author | Gomes, Ana Maria | - |
dc.date.accessioned | 2022-10-14T14:58:43Z | - |
dc.date.available | 2022-10-14T14:58:43Z | - |
dc.date.issued | 2022-07 | - |
dc.identifier.issn | 2183-4806 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11144/5629 | - |
dc.description.abstract | O objetivo geral do presente artigo é apresentar um estudo de caso de uma criança a partir da abordagem do Psicodrama. O objetivo específico deste trabalho é detalhar a avaliação psicológica a que foi submetida a criança e o início da intervenção psicoterapêutica. A criança em análise tem sete anos de idade e uma família nuclear constituída por pai e mãe. A avaliação psicológica envolve uma parte qualitativa, com uma entrevista feita em separado com os pais e três encontros apenas com a criança, com a aplicação de testes projetivos e da técnica psicodramática átomo social, para verificar a microscopia familiar da criança nas suas relações nucleares, e uma parte quantitativa com a aplicação do Teste Matrizes Progressivas Coloridas de Raven – Escala Especial para crianças. Os dados também foram obtidos a partir da entrevista com a equipa psicopedagógica da escola e também a partir da aplicação do instrumento Multimodal Treatment Assessment Study - MTA-SNAP-IV aos pais da criança. As hipóteses diagnósticas elaboradas no final da entrevista com os pais pautaram a escolha dos instrumentos psicométricos, e a análise dos resultados obtidos permitiu a elaboração das inferências diagnósticas que orientaram os objetivos da intervenção no sentido de minorar o quadro de ansiedade e de comportamentos de autoagressão e de heteroagressividade, bem como a aquisição de habilidades pró-sociais para lidar de forma positiva nos seus ambientes sociais. A intervenção psicodramática foi feita com dramatizações de cenas regressivas e do dia a dia da criança com a utilização de fantoches. | pt_PT |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.publisher | Centro de Investigação em Psicologia – CIP. Universidade Autónoma de Lisboa | pt_PT |
dc.rights | openAccess | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Psicodrama | pt_PT |
dc.subject | criança | pt_PT |
dc.subject | avaliação psicológica | pt_PT |
dc.subject | intervenção psicoterapêutica | pt_PT |
dc.subject | Psychodrama | pt_PT |
dc.subject | child | pt_PT |
dc.subject | psychological assessment | pt_PT |
dc.subject | psychotherapeutic intervention | pt_PT |
dc.title | Avaliação e intervenção infantil na abordagem do psicodrama: um estudo de caso | pt_PT |
dc.title.alternative | Child assessment and intervention in psychodrama approach: a case study | pt_PT |
dc.type | article | pt_PT |
degois.publication.firstPage | 50 | pt_PT |
degois.publication.lastPage | 65 | pt_PT |
degois.publication.location | Lisboa | pt_PT |
degois.publication.title | PSIQUE - Anais de Psicologia | pt_PT |
degois.publication.volume | Vol. 18, nº 2 | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.identifier.doi | https://doi.org/10.26619/2183-4806.XVIII.2.4 | pt_PT |
Aparece nas colecções: | EDIUAL - PSIQUE. Vol.18,Nº2(2022) PSIQUE. Vol.18, nº2(2022) |
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Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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