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Title: Avaliação e intervenção infantil na abordagem do psicodrama: um estudo de caso
Other Titles: Child assessment and intervention in psychodrama approach: a case study
Authors: Ferreira, Marisa Becil
Gomes, Ana Maria
Keywords: Psicodrama
criança
avaliação psicológica
intervenção psicoterapêutica
Psychodrama
child
psychological assessment
psychotherapeutic intervention
Issue Date: Jul-2022
Publisher: Centro de Investigação em Psicologia – CIP. Universidade Autónoma de Lisboa
Abstract: O objetivo geral do presente artigo é apresentar um estudo de caso de uma criança a partir da abordagem do Psicodrama. O objetivo específico deste trabalho é detalhar a avaliação psicológica a que foi submetida a criança e o início da intervenção psicoterapêutica. A criança em análise tem sete anos de idade e uma família nuclear constituída por pai e mãe. A avaliação psicológica envolve uma parte qualitativa, com uma entrevista feita em separado com os pais e três encontros apenas com a criança, com a aplicação de testes projetivos e da técnica psicodramática átomo social, para verificar a microscopia familiar da criança nas suas relações nucleares, e uma parte quantitativa com a aplicação do Teste Matrizes Progressivas Coloridas de Raven – Escala Especial para crianças. Os dados também foram obtidos a partir da entrevista com a equipa psicopedagógica da escola e também a partir da aplicação do instrumento Multimodal Treatment Assessment Study - MTA-SNAP-IV aos pais da criança. As hipóteses diagnósticas elaboradas no final da entrevista com os pais pautaram a escolha dos instrumentos psicométricos, e a análise dos resultados obtidos permitiu a elaboração das inferências diagnósticas que orientaram os objetivos da intervenção no sentido de minorar o quadro de ansiedade e de comportamentos de autoagressão e de heteroagressividade, bem como a aquisição de habilidades pró-sociais para lidar de forma positiva nos seus ambientes sociais. A intervenção psicodramática foi feita com dramatizações de cenas regressivas e do dia a dia da criança com a utilização de fantoches.
Peer Reviewed: yes
URI: http://hdl.handle.net/11144/5629
metadata.dc.identifier.doi: https://doi.org/10.26619/2183-4806.XVIII.2.4
ISSN: 2183-4806
Appears in Collections:PSIQUE. Vol.18, nº2(2022)

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