Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/11144/5609
Título: Nacionalidade e cidadania da União Europeia: “passeportização” da nacionalidade e respeito pelos princípios da nacionalidade efetiva e da cooperação leal”
Autor: Sousa, Constança Urbano de
Palavras-chave: Nacionalidade
Cidadania
Naturalização
Data: 2022
Editora: Almedina
Citação: Sousa, Constança Urbano.33. Nacionalidade e cidadania da União Europeia: “passeportização” da nacionalidade e respeito pelos princípios da nacionalidade efetiva e da cooperação leal”, in Valente, Manuel Guedes & Delgado, Ruben Bahamonde (Coord.), Estudos em Homenagem ao Prof. Doutor António Carlos dos Santos, Almedina: Coimbra, 2022, pp. 331-362.
Resumo: O presente artigo versa sobre a nacionalidade como o vínculo jurídico a que liga um individuo a um a Estado, 0 a *direito a ter direitos", ampliado pela. cidadania europeia que deriva da cidadania nacional. Em especial, analisam-se os limites à liberdade de conformação do legislador decorrentes dos princípios da nacionalidade efetiva e da cooperação Veal, particularmente relevantes no contexto da aquisição da nacionalidade por quem não tem uma conexão atual e materialmente relevante com o País e da degradação da nacionalidade em mecanismo de mera conveniência ("passeportização").
Revisão por Pares: no
URI: http://hdl.handle.net/11144/5609
ISBN: 978-989-40-0300-7
Aparece nas colecções:RATIO LEGIS - Livros e Capítulos de Livros

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Nacionalidade e cidadania pdf.pdf1,52 MBAdobe PDFThumbnail
Ver/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.