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dc.contributor.advisorReis, Bruno Carriço dos-
dc.contributor.authorAndrade, Hélder Filipe de Oliveira-
dc.date.accessioned2022-07-05T10:57:20Z-
dc.date.available2022-07-05T10:57:20Z-
dc.date.issued2022-06-20-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11144/5506-
dc.description.abstractHoje, apesar de a televisão, objeto de várias transformações ao longo dos anos, continuar a ser imprescindível e a ter um lugar cativo nas nossas casas e hábitos familiares, a digitalização dos conteúdos, levou os consumidores audiovisuais a migrar para outras plataformas, que dão maior liberdade de escolha em relação ao como, quando e onde ver conteúdos. As plataformas de streaming, como a Netflix, atraem utilizadores pela sua praticidade, pelos catálogos de conteúdos, pela inexistência de publicidade e por disponibilizar conteúdos que são tendência dentro do grupo social. Tudo isto, por uma mensalidade reduzida e sem período de fidelização, o que estimula ainda mais a migração dos espectadores, entre plataformas. Os espectadores foram, a par dos crescimento e digitalização das plataformas de vídeo streaming, tornando-se cada vez mais exigentes e ativos, conscientes da sua importância no desenvolvimento do mercado audiovisual e transformando os seus hábitos e comportamentos de consumo. O presente estudo pretende assim explorar esses mesmos hábitos de consumo dos utilizadores portugueses de plataformas de vídeo streaming, mais em concreto os utilizadores da Netflix. Explorar e conhecer as circunstâncias de consumo, os dispositivos mais utilizados, os horários preferidos dos utilizadores assim como perceber se os utilizadores portugueses têm por hábito fazer maratonas de conteúdos (binge-watching) e o que os leva a subscrever (ou não) plataformas de vídeo streaming, são algumas das problemáticas a que nos propusemos e a que damos resposta ao longo do presente estudo. Os resultados finais permitiram-nos conhecer um pouco mais sobre os utilizadores da Netflix, ao nível dos seus hábitos de consumo, gostos e preferências. É possível afirmar, de forma sucinta, que os inquiridos revelaram uma forte preferência pela Netflix, revelando estar satisfeitos com a plataforma. Os inquiridos afirmaram despender três a quatro horas nas plataformas, visualizando quatro ou mais episódios de seguida, após o jantar. Apurou-se que a pandemia de COVID-19 teve impacto no número de subscrições e horas passadas a visualizar conteúdos, assim como se concluiu que as horas passadas a visualizar conteúdos têm impactos na saúde dos utilizadores e que a fadiga de escolha é um resultado dos vastos catálogos das plataformas.pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.subjectNetflixpt_PT
dc.subjectvídeo streamingpt_PT
dc.subjectmaratonas de conteúdospt_PT
dc.subjectfadiga da escolhapt_PT
dc.subjectpúblicospt_PT
dc.subjecthábitos de consumo audiovisuaispt_PT
dc.subjectespectador portuguêspt_PT
dc.subjectaudiênciaspt_PT
dc.titlePúblicos NETFLIX: Tendências e comportamentos de consumo de produtos audiovisuais na era digitalpt_PT
dc.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameDissertação de Mestrado em Comunicaçãopt_PT
dc.subject.fosDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Direitopt_PT
dc.identifier.tid203042174pt_PT
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