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http://hdl.handle.net/11144/5506
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | Reis, Bruno Carriço dos | - |
dc.contributor.author | Andrade, Hélder Filipe de Oliveira | - |
dc.date.accessioned | 2022-07-05T10:57:20Z | - |
dc.date.available | 2022-07-05T10:57:20Z | - |
dc.date.issued | 2022-06-20 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11144/5506 | - |
dc.description.abstract | Hoje, apesar de a televisão, objeto de várias transformações ao longo dos anos, continuar a ser imprescindível e a ter um lugar cativo nas nossas casas e hábitos familiares, a digitalização dos conteúdos, levou os consumidores audiovisuais a migrar para outras plataformas, que dão maior liberdade de escolha em relação ao como, quando e onde ver conteúdos. As plataformas de streaming, como a Netflix, atraem utilizadores pela sua praticidade, pelos catálogos de conteúdos, pela inexistência de publicidade e por disponibilizar conteúdos que são tendência dentro do grupo social. Tudo isto, por uma mensalidade reduzida e sem período de fidelização, o que estimula ainda mais a migração dos espectadores, entre plataformas. Os espectadores foram, a par dos crescimento e digitalização das plataformas de vídeo streaming, tornando-se cada vez mais exigentes e ativos, conscientes da sua importância no desenvolvimento do mercado audiovisual e transformando os seus hábitos e comportamentos de consumo. O presente estudo pretende assim explorar esses mesmos hábitos de consumo dos utilizadores portugueses de plataformas de vídeo streaming, mais em concreto os utilizadores da Netflix. Explorar e conhecer as circunstâncias de consumo, os dispositivos mais utilizados, os horários preferidos dos utilizadores assim como perceber se os utilizadores portugueses têm por hábito fazer maratonas de conteúdos (binge-watching) e o que os leva a subscrever (ou não) plataformas de vídeo streaming, são algumas das problemáticas a que nos propusemos e a que damos resposta ao longo do presente estudo. Os resultados finais permitiram-nos conhecer um pouco mais sobre os utilizadores da Netflix, ao nível dos seus hábitos de consumo, gostos e preferências. É possível afirmar, de forma sucinta, que os inquiridos revelaram uma forte preferência pela Netflix, revelando estar satisfeitos com a plataforma. Os inquiridos afirmaram despender três a quatro horas nas plataformas, visualizando quatro ou mais episódios de seguida, após o jantar. Apurou-se que a pandemia de COVID-19 teve impacto no número de subscrições e horas passadas a visualizar conteúdos, assim como se concluiu que as horas passadas a visualizar conteúdos têm impactos na saúde dos utilizadores e que a fadiga de escolha é um resultado dos vastos catálogos das plataformas. | pt_PT |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.rights | openAccess | pt_PT |
dc.subject | Netflix | pt_PT |
dc.subject | vídeo streaming | pt_PT |
dc.subject | maratonas de conteúdos | pt_PT |
dc.subject | fadiga da escolha | pt_PT |
dc.subject | públicos | pt_PT |
dc.subject | hábitos de consumo audiovisuais | pt_PT |
dc.subject | espectador português | pt_PT |
dc.subject | audiências | pt_PT |
dc.title | Públicos NETFLIX: Tendências e comportamentos de consumo de produtos audiovisuais na era digital | pt_PT |
dc.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Dissertação de Mestrado em Comunicação | pt_PT |
dc.subject.fos | Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Direito | pt_PT |
dc.identifier.tid | 203042174 | pt_PT |
Aparece nas colecções: | DCC - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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