Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11144/5506
Title: Públicos NETFLIX: Tendências e comportamentos de consumo de produtos audiovisuais na era digital
Authors: Andrade, Hélder Filipe de Oliveira
Advisor: Reis, Bruno Carriço dos
Keywords: Netflix
vídeo streaming
maratonas de conteúdos
fadiga da escolha
públicos
hábitos de consumo audiovisuais
espectador português
audiências
Issue Date: 20-Jun-2022
Abstract: Hoje, apesar de a televisão, objeto de várias transformações ao longo dos anos, continuar a ser imprescindível e a ter um lugar cativo nas nossas casas e hábitos familiares, a digitalização dos conteúdos, levou os consumidores audiovisuais a migrar para outras plataformas, que dão maior liberdade de escolha em relação ao como, quando e onde ver conteúdos. As plataformas de streaming, como a Netflix, atraem utilizadores pela sua praticidade, pelos catálogos de conteúdos, pela inexistência de publicidade e por disponibilizar conteúdos que são tendência dentro do grupo social. Tudo isto, por uma mensalidade reduzida e sem período de fidelização, o que estimula ainda mais a migração dos espectadores, entre plataformas. Os espectadores foram, a par dos crescimento e digitalização das plataformas de vídeo streaming, tornando-se cada vez mais exigentes e ativos, conscientes da sua importância no desenvolvimento do mercado audiovisual e transformando os seus hábitos e comportamentos de consumo. O presente estudo pretende assim explorar esses mesmos hábitos de consumo dos utilizadores portugueses de plataformas de vídeo streaming, mais em concreto os utilizadores da Netflix. Explorar e conhecer as circunstâncias de consumo, os dispositivos mais utilizados, os horários preferidos dos utilizadores assim como perceber se os utilizadores portugueses têm por hábito fazer maratonas de conteúdos (binge-watching) e o que os leva a subscrever (ou não) plataformas de vídeo streaming, são algumas das problemáticas a que nos propusemos e a que damos resposta ao longo do presente estudo. Os resultados finais permitiram-nos conhecer um pouco mais sobre os utilizadores da Netflix, ao nível dos seus hábitos de consumo, gostos e preferências. É possível afirmar, de forma sucinta, que os inquiridos revelaram uma forte preferência pela Netflix, revelando estar satisfeitos com a plataforma. Os inquiridos afirmaram despender três a quatro horas nas plataformas, visualizando quatro ou mais episódios de seguida, após o jantar. Apurou-se que a pandemia de COVID-19 teve impacto no número de subscrições e horas passadas a visualizar conteúdos, assim como se concluiu que as horas passadas a visualizar conteúdos têm impactos na saúde dos utilizadores e que a fadiga de escolha é um resultado dos vastos catálogos das plataformas.
URI: http://hdl.handle.net/11144/5506
Thesis Degree: Dissertação de Mestrado em Comunicação
Appears in Collections:DCC - Dissertações de Mestrado

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