Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11144/5478
Title: Classificação de influencers de mercados financeiros em redes sociais
Authors: Almeida, Inês Gonçalves Saúde de
Advisor: Silva, Mário Marques da
Sabino, André
Keywords: Abordagem Híbrida
Análise de sentimento
Influencers
Lexicon-based
Machine Learning
Mercado financeiro
Twitter
Issue Date: 7-Jun-2022
Abstract: Atualmente, as redes sociais fazem parte do nosso quotidiano. É nestas que os utilizadores expressam as suas opiniões através de publicações, comentários e gostos/reações. As informações publicadas pelos utilizadores podem ter impacto na sua comunidade virtual, e assim nasce o conceito de influencer (i.e., influenciador). Normalmente cada influencer focase num determinado um assunto (como moda, saúde, bem-estar, beleza, finanças etc.) nas redes sociais sendo que a sua opinião impacta os utilizadores que a leem. Sendo um conceito que abrange diversas áreas, também existem influencers no mercado financeiro sendo estes perfis de utilizadores cuja análise de sentimento do conteúdo produzido está correlacionada com a volatilidade das ações de uma empresa. Os utilizadores que investem na Bolsa de valores utilizam a rede social Twitter como principal fonte para exprimir as suas opiniões sobre as ações. Os tweets realizados expressam um sentimento “Positivo”, “Negativo” ou “Neutro” sobre aquela ação. Com esta dissertação pretende-se identificar o perfil de um influencer assim como analisar o impacto dos seus tweets no valor da ação em estudo. Para a descoberta dos valores que melhor descrevem o perfil de influencer para o mercado financeiro recorreu-se ao Algoritmo genético. Sendo este tema foco de várias pesquisas nesta dissertação também foi produzida uma comparação entre técnicas de análise de sentimento, aplicadas ao conteúdo de redes sociais, produzido por potenciais influencers. Os métodos de análise de sentimento utilizados foram SVM, Neural Network, Naive Bayes, kNN (k-nearest neighbors). Após a análise dos resultados o método com o melhor resultado foi a Neural Network, com exatidão (accuracy) de 99,0 % para os tweets em estudo. O resultado da análise de sentimento produzida pela Neural Network foi utilizado como parâmetro para análise dos tweets dos influencers. Mas antes desta análise foi necessário detetar os parâmetros e respetivos valores que definem um utilizador influencer. Para essa deteção recorreu-se ao Algoritmo genético. Os resultados obtidos foram interessantes, já que ao realizar um caso estudo com utilizadores que constituem a solução obtida pelo Algoritmo genético é possível verificar o sentimento expresso nos tweets dos utilizadores estão de acordo com a alteração do valor da cotação da ação para estratégias de curta duração.
URI: http://hdl.handle.net/11144/5478
Thesis Degree: Dissertação de mestrado em Engenharia Informática e de Telecomunicações
Appears in Collections:DCT - Dissertações de Mestrado

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