Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/11144/5462
Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorPoloni, Raiany Stefane Saué-
dc.contributor.authorLopes, João Arménio Lamego-
dc.contributor.authorOliveira, Célia Regina Gomes-
dc.date.accessioned2022-06-01T14:17:46Z-
dc.date.available2022-06-01T14:17:46Z-
dc.date.issued2022-01-
dc.identifier.issn2183-4806-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11144/5462-
dc.description.abstractA satisfação profissional dos professores parece ser multi-determinada. As características dos professores e das escolas são consideradas fatores-chave na explicação da satisfação do docente com o trabalho, sendo compreensível conceber que a gama de fatores associados à satisfação profissional do professor é ampla. A presente investigação pretendeu analisar os efeitos de características individuais (dos professores) e organizacionais (das escolas) na satisfação profissional dos professores, a partir dos dados do Teaching and Learning International Survey(TALIS) 2013. Neste estudo, foi utilizada a amostra brasileira que compreende 1070 diretores e 14291 professores de turmas do sexto ao nono ano, do ensino fundamental de escolas públicas e privadas. Modelos de análise multinível revelaram que, ao nível da escola, a relação professor-aluno e o clima escolar (o respeito mútuo, a delinquência e a violência) são os fatores que melhor explicam a satisfação profissional dos professores. Ao nível do professor, as variáveis género e experiência foram importantes variáveis preditoras da satisfação profissional. O clima disciplinar em sala de aula é a variável com maior impacto na satisfação docente, quer ao nível do professor, quer ao nível da escola. Os resultados indicam que as variáveis do professor são melhores preditoras da satisfação no trabalho docente do que as variáveis organizacionais. Além disso, sugerem que alcançar e manter boas condições de trabalho, sobretudo em sala de aula, pode contribuir para que os professores se sintam satisfeitos com a profissãopt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherCentro de Investigação em Psicologia – CIP. Universidade Autónoma de Lisboapt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.subjectSatisfação profissional do professorpt_PT
dc.subjectanálise multinívelpt_PT
dc.subjectrelação professor-alunopt_PT
dc.subjectclima disciplinar em sala de aula.pt_PT
dc.titleSatisfação profissional do professor: uma análise multinível de características individuais do professor e de características organizacionais da escolapt_PT
dc.typearticlept_PT
degois.publication.firstPage27pt_PT
degois.publication.lastPage48pt_PT
degois.publication.titlePSIQUE - Anais de Psicologiapt_PT
degois.publication.volumeVol. 18, nº1pt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.26619/2183-4806.XVIII.1.2pt_PT
Aparece nas colecções:EDIUAL - PSIQUE. Vol.18,Nº1(2022)
PSIQUE. Vol.18, nº1(2022)

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
PSIQUE_XVIII_1_Raiany.pdf420,06 kBAdobe PDFThumbnail
Ver/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.