Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11144/5462
Title: Satisfação profissional do professor: uma análise multinível de características individuais do professor e de características organizacionais da escola
Authors: Poloni, Raiany Stefane Saué
Lopes, João Arménio Lamego
Oliveira, Célia Regina Gomes
Keywords: Satisfação profissional do professor
análise multinível
relação professor-aluno
clima disciplinar em sala de aula.
Issue Date: Jan-2022
Publisher: Centro de Investigação em Psicologia – CIP. Universidade Autónoma de Lisboa
Abstract: A satisfação profissional dos professores parece ser multi-determinada. As características dos professores e das escolas são consideradas fatores-chave na explicação da satisfação do docente com o trabalho, sendo compreensível conceber que a gama de fatores associados à satisfação profissional do professor é ampla. A presente investigação pretendeu analisar os efeitos de características individuais (dos professores) e organizacionais (das escolas) na satisfação profissional dos professores, a partir dos dados do Teaching and Learning International Survey(TALIS) 2013. Neste estudo, foi utilizada a amostra brasileira que compreende 1070 diretores e 14291 professores de turmas do sexto ao nono ano, do ensino fundamental de escolas públicas e privadas. Modelos de análise multinível revelaram que, ao nível da escola, a relação professor-aluno e o clima escolar (o respeito mútuo, a delinquência e a violência) são os fatores que melhor explicam a satisfação profissional dos professores. Ao nível do professor, as variáveis género e experiência foram importantes variáveis preditoras da satisfação profissional. O clima disciplinar em sala de aula é a variável com maior impacto na satisfação docente, quer ao nível do professor, quer ao nível da escola. Os resultados indicam que as variáveis do professor são melhores preditoras da satisfação no trabalho docente do que as variáveis organizacionais. Além disso, sugerem que alcançar e manter boas condições de trabalho, sobretudo em sala de aula, pode contribuir para que os professores se sintam satisfeitos com a profissão
Peer Reviewed: yes
URI: http://hdl.handle.net/11144/5462
metadata.dc.identifier.doi: https://doi.org/10.26619/2183-4806.XVIII.1.2
ISSN: 2183-4806
Appears in Collections:PSIQUE. Vol.18, nº1(2022)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PSIQUE_XVIII_1_Raiany.pdf420,06 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.