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Título: Cristais Cinemáticos em A Chuva é Cantoria na Aldeia dos Mortos, de João Salaviza e Renée Nader Messora
Autor: Lima, Luís
Martins, Alexandra
Palavras-chave: estética
desterritorialização
devir
rosto
cinema
João Salaviza
Renée Nader Messora
Data: Dez-2021
Resumo: Versando fundamentalmente sobre o filme Chuva é Cantoria na Aldeia dos Mortos (2018), de João Salaviza e Renée Nader Messora, este artigo pretende problematizar as relações entre os regimes de percepção das ontologias ameríndias, nomeadamente dos Krahô, e a fenomenologia do cinema, elaborando para tal três questões primordiais: 1) a relação convocada pelo filme entre animismo, xamanismo e as próprias qualidades cinematográficas; 2) a inexistência de uma identidade fixa (antes multidões) como resultado de um regime de conhecimento circulante e as devidas implicações na (não) representação de um rosto; 3) aproximações entre a conceptualização do cristal na crítica deleuziana do cinema e na antropologia de Viveiros de Castro.
Revisão por Pares: no
URI: http://hdl.handle.net/11144/5447
ISSN: cv-prod-2706618
2183-7902
cv-prod-2706618
Aparece nas colecções:DCC - Artigos/Papers

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