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dc.contributor.advisorDutschke, Georg-
dc.contributor.authorSimoni, Paulo Quintanilha-
dc.date.accessioned2021-10-08T11:29:38Z-
dc.date.issued2021-09-22-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11144/5208-
dc.description.abstractCulturas, subculturas, classes sociais, grupos de referências sociais, família, papéis sociais, status, além dos elementos pessoais como idade, gênero, estágio no ciclo de vida familiar, personalidade, ocupação, estilo de vida, autoimagem e circunstâncias econômicas, são fatores que influenciam o comportamento de consumo. Se associam aos processos psicológicos como a motivação, percepção, cognição, memória, emoções, envolvimento e risco percebido, que somados aos fatores situacionais impactam a dinâmica con sumerista dos indivíduos. Nos processos decisórios de compra de elevada complexidade, alto envolvimento e custo, como os casos das aquisições de imóveis, que para grande parte das pessoas é o mais importante de suas vidas, o consumidor percorre todo proces so decisório cognitivo de estágios subsequentes, iniciado pela identificação da necessidade, busca de informações, avaliação de alternativas, a decisão de compra e por último a avaliação do pós -compra. Para e gestão empresarial é de suma importância o alinhamento das suas estratégias com as expectativas dos consumidores, pautadas pela compreensão do seu comportamento reconhecidamente complexo, em contribuição, a propositura de parte do estudo empírico foi identificar quais são as variáveis presentes nos cin co estágios de decisão de compra de apartamentos. Através de uma pesquisa qualitativa combinando dados da literatura com elementos extraídos de um questionário não estruturado, aplicado a 113 corretores e avaliadores de imóveis acerca destas etapas de compra, com base em suas experiências profissionais. A parte posterior se deu através da consolidação e combinação das duas fontes de dados que resultou em um questionário composto de 86 variáveis, distribuídas nos cinco estágios de decisão de compra, com respostas em escala de cinco níveis do tipo Likert, objetivando mensurar o seu nível de importância. Em seguida, na etapa da pesquisa qualitativa não probabilística por conveniência do tipo survey, foi aplicado um questionário em um universo de 157 respondentes, composto por 70 compradores de apartamentos na cidade de Cabo Frio, estado do Rio de Janeiro, 69 corretores de imóveis e 18 desenvolvedores de empreendimentos imobiliários na mesma região. Os dados foram tratados estatisticamente, subdivididos em cinco partes de acordo com cada estágio decisório, e aplicada a técnica multivariada de análise fatorial exploratória para cada uma das etapas de decisão, que resultou na extração de 16 fatores relativos ao processo de aquisição. Na etapa final, foi aplicado o teste não paramétrico de amostras independentes de Kruskal -Wallis, revelando que em 54% dos fatores analisados, não há igualdade entre as médias dos grupos, rejeitando-se a hipótese H0. Portanto, existem importantes lacunas entre as percepções de importância dos compradores, em comparação as dos corretores e desenvolvedores imobiliários.pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.subjectComportamento do consumidorpt_PT
dc.subjectDecisão de comprapt_PT
dc.subjectMercado imobiliáriopt_PT
dc.subjectEstratégia empresarialpt_PT
dc.subjectmarketingpt_PT
dc.titleComportamento do consumidor de imóveis na região dos Lagos, Estado do Rio de Janeiro e as percepções dos empreendedores imobiliários quanto a este consumidorpt_PT
dc.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameDissertação de Mestrado em Gestão de Empresas.pt_PT
dc.subject.fosDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestãopt_PT
dc.identifier.tid202775038pt_PT
dc.date.embargo2024-09-23-
Appears in Collections:DCEE - Dissertações de Mestrado

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