Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/11144/5191
Título: Aprendizagem e perfomance: impacto na sustentabilidade de organizações
Autor: Ribeiro, Anne Valéria Rodrigues
Orientador: Dutschke, Georg
Palavras-chave: Organização
Conhecimento
Performance
Data: 25-Mar-2021
Resumo: No mercado atual é necessário que para maior sustentabilidade das empresas haja constante renovação em estratégias mercadológicas. As organizações precisam avaliar e reavaliar sua atuação no mercado levando em consideração que um caminho para isto é a gest ão do conhecimento. Conhecer é maximizar sua capacidade e efetividade. Diante deste cenário, esta presente pesquisa debruça-se sobre uma investigação a respeito da correlação entre conhecimento e performance em organizações. Amparados em autores como Schar f (2006) e Santiago Junior (2004) entendemos a gestão do conhecimento como um processo que permite a inovação e expansão dos negócios, pois ao criar valor pelo conhecimento organizado se apresenta como ferramenta de aproveitamento de recursos já existentes na empresa, nos quais as pessoas se apoiam para encontrarem e empregarem as melhores práticas, pois segundo Senge (2017) aprender a aprender para a organização significa desenvolver a capacidade de visualizar o futuro de qualquer situação graças às discip linas envolvidas na aprendizagem que contribuem para a constituição do pensamento estratégico. Temos como objetivo estudar esses elementos organizacionais correlacionados e, para obtenção dos resultados utilizamos como metodologia um estudo bibliográfico, aplicação de questionário e análise estatística. A pesquisa de campo foi realizada entre fevereiro e março de 2020, utilizando -se uma amostra aleatória, composta de 100 empresas de pequeno e médio porte localizadas na região metropolitana de Belém, selecionada por conveniência. Posteriormente, tabulamos os resultados e realizamos os cálculos por meio de análise de fiabilidade utilizando -se para os coeficientes Alpha de Cronbach e validação com análise fatorial verificando a existência de correlação de alguns itens usando o coeficiente de correlação do Pearson.
URI: http://hdl.handle.net/11144/5191
Grau: Dissertação de Mestrado em Gestão de Empresas. Especialidade em Planeamento e Estratégia Empresarial
Aparece nas colecções:DCEE - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Dissertação_Aprendizagem e performance_versao final_corrigida_outubro.pdf1,11 MBAdobe PDFThumbnail
Ver/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.