Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/11144/5191
Título: | Aprendizagem e perfomance: impacto na sustentabilidade de organizações |
Autor: | Ribeiro, Anne Valéria Rodrigues |
Orientador: | Dutschke, Georg |
Palavras-chave: | Organização Conhecimento Performance |
Data: | 25-Mar-2021 |
Resumo: | No mercado atual é necessário que para maior sustentabilidade das empresas haja constante renovação em estratégias mercadológicas. As organizações precisam avaliar e reavaliar sua atuação no mercado levando em consideração que um caminho para isto é a gest ão do conhecimento. Conhecer é maximizar sua capacidade e efetividade. Diante deste cenário, esta presente pesquisa debruça-se sobre uma investigação a respeito da correlação entre conhecimento e performance em organizações. Amparados em autores como Schar f (2006) e Santiago Junior (2004) entendemos a gestão do conhecimento como um processo que permite a inovação e expansão dos negócios, pois ao criar valor pelo conhecimento organizado se apresenta como ferramenta de aproveitamento de recursos já existentes na empresa, nos quais as pessoas se apoiam para encontrarem e empregarem as melhores práticas, pois segundo Senge (2017) aprender a aprender para a organização significa desenvolver a capacidade de visualizar o futuro de qualquer situação graças às discip linas envolvidas na aprendizagem que contribuem para a constituição do pensamento estratégico. Temos como objetivo estudar esses elementos organizacionais correlacionados e, para obtenção dos resultados utilizamos como metodologia um estudo bibliográfico, aplicação de questionário e análise estatística. A pesquisa de campo foi realizada entre fevereiro e março de 2020, utilizando -se uma amostra aleatória, composta de 100 empresas de pequeno e médio porte localizadas na região metropolitana de Belém, selecionada por conveniência. Posteriormente, tabulamos os resultados e realizamos os cálculos por meio de análise de fiabilidade utilizando -se para os coeficientes Alpha de Cronbach e validação com análise fatorial verificando a existência de correlação de alguns itens usando o coeficiente de correlação do Pearson. |
URI: | http://hdl.handle.net/11144/5191 |
Grau: | Dissertação de Mestrado em Gestão de Empresas. Especialidade em Planeamento e Estratégia Empresarial |
Aparece nas colecções: | DCEE - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissertação_Aprendizagem e performance_versao final_corrigida_outubro.pdf | 1,11 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.