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dc.contributor.advisorMateus, Francisco Xavier Rocha de Aires-
dc.contributor.advisorLopes, João Pedro Quintela-
dc.contributor.authorSantini, Marco-
dc.date.accessioned2021-09-27T11:47:47Z-
dc.date.available2021-09-27T11:47:47Z-
dc.date.issued2021-04-06-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11144/5186-
dc.description.abstractA presente tese investiga a sombraenquanto elemento essencial para a definição do espaçoe do tempona arquitetura. A presença da sombra na arquitetura e na arte é estudada através de conceitos da filosofia e da antropologia. Escuridão não significa necessariamente que um lugar não seja visível, torna-se apenas menos visível. Pela sua própria natureza, a sombra atribui um certo grau de indefinição ao espaço. Devido à perceção e visão humanas, a sombra sugere também um grau de intimidade em relação ao espaço iluminado, o que reforça a definição do espaço em si, e da sua experiência sensível. Aqui, mesmo uma arquitetura sem paredes ou portas pode definir diferentes espaços devido à presença da sombra. Este estudo teórico complementa e antecipa as intenções do projeto para uma casa nas colinas de Roncão, no Alentejo. O projeto consiste num muro que estabelece um momentode tensão em relação à paisagem e cria um percurso, que em seguida dá origem a um espaço habitado. A casa é composta por uma parede, uma janela e cinco espaços. A presença de uma única abertura circular, que varia a posição daluz do sol ao longo do dia, enfatiza a importânciada sombra. Ela tornase no elemento essencial que define os espaços e sugere o melhor momento para os utilizar. Desta forma, a sombra é capaz de definir os dois temas que compõem a arquitetura: espaço e tempo.pt_PT
dc.description.abstractThe following thesis investigates the shadow as an element defining spaceand timein architecture. The shadow is studied, in art and architecture through concepts of philosophy and anthropology. Darkness does not necessarilymean that a place is not visible but just less visible. By its very nature shadow gives a lack of definition to space. Furthermore, because of human perception and vision, the shadow creates a degree of intimacy compared to the illuminated space. This reinforces the definition of the space itself and its sensory experience. Here, even architecture without walls or doors can be defined in different spaces, thanks to the shadow. This theoretical study complements and anticipates the project of a house on the hills of Roncão, in Alentejo. The project is composed of a wall which, concerning the landscape,creates a space of tension where a path is definedfirst, and then the inhabited space. The house consists of a wall, a window and five areas. The presence of a single circular opening, which varies the position of sunlight throughout the day,emphasizes the darkness in the house. The shadow is the fundamental element suggesting the most comfortable place and the moment in which to use it. The shadow, therefore, is capable of defining the two themes that compose architecture: space and time.pt_PT
dc.language.isoengpt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.subjectsombrapt_PT
dc.subjectintimidadept_PT
dc.subjectespaçopt_PT
dc.subjecttempopt_PT
dc.subjectshadowpt_PT
dc.subjectintimacypt_PT
dc.subjectspacept_PT
dc.subjecttimept_PT
dc.titleWhere light casts no shadow: one wall, one window, five spacespt_PT
dc.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameDissertação de Mestrado em Arquitecturapt_PT
dc.identifier.tid202723780pt_PT
dc.date.embargo2024-04-07-
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