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dc.contributor.advisorSantos, Denise Capela dos-
dc.contributor.authorVoss, David Duarte-
dc.date.accessioned2021-07-30T10:53:15Z-
dc.date.available2021-07-30T10:53:15Z-
dc.date.issued2021-06-01-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11144/5163-
dc.description.abstractA utilização de aplicações móveis em saúde (m-Health) permite uma maior monitorização da atividade de pacientes por parte dos médicos através das plataformas que permitem, nomeadamente a partilha mútua de dados. O investimento das empresas que trabalham para o mercado da saúde neste tipo de inovação poderá por isso levar a um aumento da notoriedade da marca que a proporciona e a uma maior aceitação por parte dos doentes, nomeadamente nos mais jovens. O objetivo geral deste estudo consiste na conceptualização de uma aplicação para a monitorização da Diabetes Mellitus Tipo 1, que permita o estudo do impacto da inovação tecnológica na reputação da marca, no setor da indústria farmacêutica e na fidelização de clientes com esta patologia, tendo como objetivos específicos o estudo dos componentes necessárias à conceptualização de tal aplicação, e o estudo do impacto da inovação, na reputação da marca farmacêutica e na fidelização de doentes, neste mercado. Foram utilizadas as bases de dados B-on e Researchgate para acesso á documentação necessária à realização da revisão da literatura relativa ao tema em estudo. De seguida, foi realizado um estudo empírico, a 103 pacientes com Diabetes Mellitus Tipo 1 em Portugal através de um inquérito por questionário com uma escala de Likert de 5 pontos. Usou-se o Alfa de Chronbach para avaliação da consistência interna do questionário, realizou-se o teste de normalidade de Kolmogorov-Smirnov e realizou-se o coeficiente de correlação de Spearman entre as variáveis. Os resultados confirmam a influência positiva exercida pela inovação na reputação de uma marca farmacêutica (ρ = 0,77) e na fidelização de doentes (ρ = 0,71). Este estudo permite averiguar o impacto que a adoção da inovação tecnológica, relacionada com o investimento em m-Health por parte de uma marca farmacêutica, exerce sobre a reputação da mesma e sobre a fidelização de doentes com Diabetes Mellitus tipo I, em Portugal, trazendo para a ciência e para a gestão das unidades de saúde a confirmação de que valerá o investimento em inovação, nomeadamente em tecnologia relacionada com aplicações móveis, para maior partilha e comunicação com os doentes, apresentando-se a m-Health como uma potencial ferramenta de valor acrescentado para o marketing na indústria farmacêutica e com potencial aplicação para a gestão das relações com utentes de clínicas médicas, farmácias e laboratórios.pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.subjectInovaçãopt_PT
dc.subjectFidelizaçãopt_PT
dc.subjectReputaçãopt_PT
dc.subjectDiabetes Mellitus Tipo 1pt_PT
dc.titleO impacto da inovação na fidelização á marca e na reputação de laboratórios da indústria farmacêutica: caso de estudo da conceptualização de uma APP para gestão da diabetes Mellitus tipo 1pt_PT
dc.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameDissertação de Mestrado em Gestão de Empresas. Especialidade em Planeamento e Estratégia Empresarialpt_PT
dc.subject.fosDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestãopt_PT
dc.identifier.tid202744825pt_PT
Aparece nas colecções:DCEE - Dissertações de Mestrado

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