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dc.contributor.authorLobo, Bárbara-
dc.date.accessioned2021-07-30T09:21:32Z-
dc.date.available2021-07-30T09:21:32Z-
dc.date.issued2021-02-
dc.identifier.issn2447-9047-
dc.identifier.issn1677-7603-
dc.identifier.issncv-prod-2517452-
dc.identifier.issncv-prod-2517452-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11144/5154-
dc.description.abstractAs ações afirmativas nas universidades brasileiras simbolizaram a conquista do amplo acesso à educação universitária, pleiteada nos anos 1990 e início dos anos 2000, no Brasil. Em 2020, o Brasil, inicialmente pela UERJ e UNB, celebra 20 anos de previsão das ações afirmativas, sendo sua ampliação territorial e implementação reforçadas com a Lei n° 12.711/2012. As medidas trouxeram não somente a alteração da população universitária, mas a modificação social do mercado de trabalho, como efetivação do direito à igualdade, firmando-se como uma das políticas públicas mais importantes do Brasil. Entretanto, as ações afirmativas ainda geram tensões, no que tange a autodeclaração, fraudes, a necessidade normativa de revisão dos programas, em 2022, e à própria superação da discriminação racial no Brasil, o que será analisado no presente artigo.pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.subjectAções afirmativaspt_PT
dc.subjectCotaspt_PT
dc.subjectIgualdadept_PT
dc.subjectEducaçãopt_PT
dc.subjectDiscriminação racialpt_PT
dc.titleAções afirmativas nas universidades brasileiras em 2020: mudanças e tensões em vinte anos de adoçãopt_PT
dc.typearticlept_PT
dc.date.updated2021-07-23T19:46:48Z-
dc.description.versionF111-22E2-7996 | Bárbara Natália Lages Lobo-
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersion-
dc.identifier.slugcv-prod-2517452-
degois.publication.firstPage157pt_PT
degois.publication.lastPage174pt_PT
degois.publication.locationBrasilpt_PT
degois.publication.titleDiálogos Possíveispt_PT
degois.publication.volume19, nº2pt_PT
dc.peerreviewednopt_PT
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