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http://hdl.handle.net/11144/5154
Título: | Ações afirmativas nas universidades brasileiras em 2020: mudanças e tensões em vinte anos de adoção |
Autor: | Lobo, Bárbara |
Palavras-chave: | Ações afirmativas Cotas Igualdade Educação Discriminação racial |
Data: | Fev-2021 |
Resumo: | As ações afirmativas nas universidades brasileiras simbolizaram a conquista do amplo acesso à educação universitária, pleiteada nos anos 1990 e início dos anos 2000, no Brasil. Em 2020, o Brasil, inicialmente pela UERJ e UNB, celebra 20 anos de previsão das ações afirmativas, sendo sua ampliação territorial e implementação reforçadas com a Lei n° 12.711/2012. As medidas trouxeram não somente a alteração da população universitária, mas a modificação social do mercado de trabalho, como efetivação do direito à igualdade, firmando-se como uma das políticas públicas mais importantes do Brasil. Entretanto, as ações afirmativas ainda geram tensões, no que tange a autodeclaração, fraudes, a necessidade normativa de revisão dos programas, em 2022, e à própria superação da discriminação racial no Brasil, o que será analisado no presente artigo. |
Revisão por Pares: | no |
URI: | http://hdl.handle.net/11144/5154 |
ISSN: | 2447-9047 1677-7603 cv-prod-2517452 cv-prod-2517452 |
Aparece nas colecções: | DDIR - Artigos/Papers |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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ARTIGO_2020_Revista_Diálogos_PossÃveis_AA_2020.pdf | 916,87 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
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