Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/11144/5113
Título: A aquisição da colecção de pintura de Charles-Joseph, Príncipe de Ligne (1735- 1814), pelo Príncipe Regente D. João (1767-1826). O seu impacto nas colecções do Museu de Belas Artes do Rio de Janeiro.
Autor: Barros, Mafalda de Magalhães
Palavras-chave: Colecções de arte
Príncipe Charles Joseph de Ligne
D. João, Príncipe Regente de Portugal
Museu Nacional de Belas Artes
Rio de Janeiro
Data: 2021
Editora: Universidade Autónoma de Lisboa
Resumo: Através de um “caso de estudo”, isto é, da aquisição da colecção de pintura do Príncipe Charles-Joseph de Ligne, em 1795, pelo então Príncipe Regente de Portugal, procurámos, com base em documentação inédita, localizada nos Arquivos Nacionais da Torre do Tombo, bem como de catálogos e documentação relativos ao acervo do Museu de Belas Artes do Rio de Janeiro, identificar um conjunto de obras de arte que consideramos serem parte daquele conjunto adquirido em Viena de Áustria,sinalizando assuas trajectórias, das antigas colecções régias portuguesas, até à posterior incorporação nas colecções públicas de arte, no século XIX, quer no Brasil, quer em Portugal, na sequência da formação dos museus públicos. Pretendemos, deste modo, contribuir para a redefinição do papel de D. João VI, no campo da cultura, situando a sua acção em ambos os lados do Atlântico, pois, neste, como em outros capítulos, não podemos ignorar que a permanência da corte no Brasil foi plena de consequências, tendo contribuído para a criação, naquele território, de instituições nucleares no âmbito cultural, tais como o Teatro Real, a Biblioteca Real, o Museu e a Academia Imperial de Belas Artes, do Rio de Janeiro.
Descrição: Investigação no âmbito do Doutoramento em História - D. Carlota Joaquina de Bourbon (1775-1830). Virtudes Privadas: o legado cultural - na Universidade Autónoma de Lisboa, sob a orientação do Professor Doutor Miguel Figueira de Faria
Revisão por Pares: no
URI: http://hdl.handle.net/11144/5113
metadata.dc.identifier.doi: https://doi.org/10.26619/978-989-9002-17-3
ISBN: 978-989-9002-17-3
Aparece nas colecções:DH - Livros e Capítulos de Livros

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Mafalda de Magalhães Barros versão final corrigida.pdf3,72 MBAdobe PDFThumbnail
Ver/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.