Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11144/5094
Title: Equilíbrio família-trabalho: considerações a partir da pandemia do Covid-19 para o trabalho e a aprendizagem em casa
Other Titles: Family-work balance: considerations from the Covid-19 pandemic for work and learning at home
Authors: Faria, Liliana
Loureiro, Nazaré
Keywords: COVID-19
teletrabalho
aprendizagem online
equilíbrio família-trabalho
Issue Date: Jul-2020
Publisher: Centro de Investigação em Psicologia – CIP. Universidade Autónoma de Lisboa
Abstract: A crise provocada pela pandemia do novo coronavírus (COVID-19) exigiu que crianças e adultos tivessem que se restringir ao seu domicílio, exigindo adaptações a uma nova realidade de trabalho e aprendizagem, que privilegia as atividades remotas, provocando sérios desafios ao equilíbrio família-trabalho. Este artigo apresenta uma revisão da literatura acerca do panorama atual das famílias que se encontram a lidar com as exigências do teletrabalho e da aprendiza gem online, enquanto desempenham diferentes responsabilidades domésticas e familiares. Deste modo, é realizada uma descrição da prestação de trabalho a partir de casa - o teletrabalho, uma breve caracterização da aprendizagem online, do equilíbrio família-trabalho e outros papéis de vida. Em cada um dos tópicos são apresentados dados relativos à situação pandémica. Por último, sistematiza-se um conjunto de estratégias de gestão pessoal de carreira e para figuras parentais que que poderão facilitam a conciliação dos diferentes papéis de vida.
Peer Reviewed: yes
URI: http://hdl.handle.net/11144/5094
metadata.dc.identifier.doi: https://doi.org/10.26619/2183-4806.XVI.2.2
ISSN: 2183-4806
Appears in Collections:PSIQUE. Vol.16, nº2(2020)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PSIQUE_XVI_2_Equilibrio.pdf234,66 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons