Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/11144/5094
Título: | Equilíbrio família-trabalho: considerações a partir da pandemia do Covid-19 para o trabalho e a aprendizagem em casa |
Outros títulos: | Family-work balance: considerations from the Covid-19 pandemic for work and learning at home |
Autor: | Faria, Liliana Loureiro, Nazaré |
Palavras-chave: | COVID-19 teletrabalho aprendizagem online equilíbrio família-trabalho |
Data: | Jul-2020 |
Editora: | Centro de Investigação em Psicologia – CIP. Universidade Autónoma de Lisboa |
Resumo: | A crise provocada pela pandemia do novo coronavírus (COVID-19) exigiu que crianças e adultos tivessem que se restringir ao seu domicílio, exigindo adaptações a uma nova realidade de trabalho e aprendizagem, que privilegia as atividades remotas, provocando sérios desafios ao equilíbrio família-trabalho. Este artigo apresenta uma revisão da literatura acerca do panorama atual das famílias que se encontram a lidar com as exigências do teletrabalho e da aprendiza gem online, enquanto desempenham diferentes responsabilidades domésticas e familiares. Deste modo, é realizada uma descrição da prestação de trabalho a partir de casa - o teletrabalho, uma breve caracterização da aprendizagem online, do equilíbrio família-trabalho e outros papéis de vida. Em cada um dos tópicos são apresentados dados relativos à situação pandémica. Por último, sistematiza-se um conjunto de estratégias de gestão pessoal de carreira e para figuras parentais que que poderão facilitam a conciliação dos diferentes papéis de vida. |
Revisão por Pares: | yes |
URI: | http://hdl.handle.net/11144/5094 |
metadata.dc.identifier.doi: | https://doi.org/10.26619/2183-4806.XVI.2.2 |
ISSN: | 2183-4806 |
Aparece nas colecções: | EDIUAL - PSIQUE. Vol.16,Nº2(2020) PSIQUE. Vol.16, nº2(2020) |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PSIQUE_XVI_2_Equilibrio.pdf | 234,66 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Este registo está protegido por Licença Creative Commons