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Título: A esfera pública cultural e as modalidades de tornar comum
Autor: Centeno, Maria João
Palavras-chave: Comunicação
Jornalismo
Cultura
Data: 2021
Editora: NIP-C@M - Núcleo de Investigação em Práticas & Competências Mediáticas. Departamento de Ciências da Comunicação . Universidade Autónoma de Lisboa
Resumo: Neste capítulo pretende-se apresentar e problematizar a emergência e consolidação da esfera pública cultural que, a partir do séc. XVIII, configura um espaço comunicacional incontornavelmente marcado pelas práticas jornalísticas. “O espaço público moderno constituiu-se segundo o ideal liberal de uma síntese Razão - Publicidade - a «publicidade» com o sentido de publicitação, o acto eminentemente comunicacional do «tornar público», «dar a conhecer» (factos, opiniões e ideias) e fomentar o debate e livre circulação de ideias. Fórum de debate colectivo e de exercício da razão, o espaço público visa estabelecer e exprimir o interesse colectivo, a vontade geral, de uma forma autónoma relativamente ao Estado e em oposição ao Poder” (Esteves, 1998: 183). O papel da crítica de arte na autonomização da esfera pública cultural foi crucial. À medida que cada vez mais pessoas entraram em contacto com as obras de arte, a função dos entendidos (cuja competência estava antes ligada a privilégios sociais) tornou-se dispensável, tendo sido assumida pela crítica profissional. O crítico ou ‘árbitro das artes’ assumiu-se como mandatário e pedagogo do público. Foi em pleno século XVIII que os jornais se assumiram como instrumento da crítica de arte institucionalizada e os artigos dedicados à arte e à crítica cultural, objecto de discussão. O público esclarecia-se mediante a apropriação crítica das artes proporcionada por esses artigos. A acompanhar a genealogia da esfera pública cultural, nomeadamente no contexto português, questiona-se neste capítulo o em primeiro o papel da imprensa, mais tarde da rádio e televisão e, recentemente,
Revisão por Pares: no
URI: http://hdl.handle.net/11144/4755
metadata.dc.identifier.doi: https://doi.org/10.26619/978-989-9002-14-2.7
ISBN: 978-989-9002-14-2
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