Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/11144/4750
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Martins, Celso | - |
dc.date.accessioned | 2021-01-15T12:29:32Z | - |
dc.date.issued | 2021 | - |
dc.identifier.isbn | 978-989-9002-14-2 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11144/4750 | - |
dc.description.abstract | Gerada nas fundações da própria modernidade, a imprensa foi desde o início uma das traves mestras dessa mesma modernidade na medida em que lhe coube assegurar a coesão da comunidade urbana, a possibilidade de opinião pública, o exercício da preposição e divergência crítica. Ao mesmo tempo, ela ajudava a definir a cultura formal e a criação artística como um espaço de emancipação que procurava resistir aos aspetos mais formatadores do mundo moderno, como o enquadramento de massas, a alienação, a mercantilização cultural e a confusão entre arte (associada à fruição) e o entretenimento (estreitamente ligado ao consumo). Estaremos já longe dos diagnósticos feitos por Theodor Adorno e Walter Benjamin sobre a sociedade de massas e das suas conclusões sobre a produção e o consumo cultural, mas independentemente do nosso posicionamento sobre o estado da modernidade (inconclusa, concluída historicamente ultrapassada ou destruída) sabemos que o estatuto, o espaço, as condições e a metodologia da crítica cultural se metamorfoseou profundamente no contexto mediático contemporâneo, que é híbrido, fragmentário, desierarquizado e tecnologicamente descontínuo. Nesse contexto, que ajuda a dissolver fronteiras entre as diferentes vocações que tradicionalmente eram atribuídas a jornais, revistas, magazines culturais televisivos ou radiofónicos, como a informação pública, social, política, cultural e artística, e a sua digestão crítica, este ensaio pretende ser uma reflexão sobre a crise de identidade da crítica cultural, suas causas, desafios que enfrenta e as alternativas que se lhe colocam. | pt_PT |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.publisher | NIP-C@M - Núcleo de Investigação em Práticas & Competências Mediáticas. Departamento de Ciências da Comunicação . Universidade Autónoma de Lisboa | pt_PT |
dc.rights | openAccess | pt_PT |
dc.subject | Comunicação | pt_PT |
dc.subject | Jornalismo | pt_PT |
dc.subject | Media | pt_PT |
dc.subject | Media | pt_PT |
dc.title | Um salto na rede - fronteiras e transições da crítica cultural contemporânea num contexto mediático em mudança | pt_PT |
dc.type | bookPart | pt_PT |
degois.publication.firstPage | 36 | pt_PT |
degois.publication.lastPage | 50 | pt_PT |
degois.publication.location | Lisboa | pt_PT |
degois.publication.title | Comunicação, cultura e jornalismo cultural | pt_PT |
dc.peerreviewed | no | pt_PT |
dc.identifier.doi | https://doi.org/10.26619/978-989-9002-14-2.2 | pt_PT |
dc.date.embargo | 2023-01-15 | - |
Aparece nas colecções: | NIPCOM - Livros e Capítulos de Livros |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2 Um Salto na Rede.pdf | 463,77 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.