Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/11144/4750
Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorMartins, Celso-
dc.date.accessioned2021-01-15T12:29:32Z-
dc.date.issued2021-
dc.identifier.isbn978-989-9002-14-2-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11144/4750-
dc.description.abstractGerada nas fundações da própria modernidade, a imprensa foi desde o início uma das traves mestras dessa mesma modernidade na medida em que lhe coube assegurar a coesão da comunidade urbana, a possibilidade de opinião pública, o exercício da preposição e divergência crítica. Ao mesmo tempo, ela ajudava a definir a cultura formal e a criação artística como um espaço de emancipação que procurava resistir aos aspetos mais formatadores do mundo moderno, como o enquadramento de massas, a alienação, a mercantilização cultural e a confusão entre arte (associada à fruição) e o entretenimento (estreitamente ligado ao consumo). Estaremos já longe dos diagnósticos feitos por Theodor Adorno e Walter Benjamin sobre a sociedade de massas e das suas conclusões sobre a produção e o consumo cultural, mas independentemente do nosso posicionamento sobre o estado da modernidade (inconclusa, concluída historicamente ultrapassada ou destruída) sabemos que o estatuto, o espaço, as condições e a metodologia da crítica cultural se metamorfoseou profundamente no contexto mediático contemporâneo, que é híbrido, fragmentário, desierarquizado e tecnologicamente descontínuo. Nesse contexto, que ajuda a dissolver fronteiras entre as diferentes vocações que tradicionalmente eram atribuídas a jornais, revistas, magazines culturais televisivos ou radiofónicos, como a informação pública, social, política, cultural e artística, e a sua digestão crítica, este ensaio pretende ser uma reflexão sobre a crise de identidade da crítica cultural, suas causas, desafios que enfrenta e as alternativas que se lhe colocam.pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherNIP-C@M - Núcleo de Investigação em Práticas & Competências Mediáticas. Departamento de Ciências da Comunicação . Universidade Autónoma de Lisboapt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.subjectComunicaçãopt_PT
dc.subjectJornalismopt_PT
dc.subjectMediapt_PT
dc.subjectMediapt_PT
dc.titleUm salto na rede - fronteiras e transições da crítica cultural contemporânea num contexto mediático em mudançapt_PT
dc.typebookPartpt_PT
degois.publication.firstPage36pt_PT
degois.publication.lastPage50pt_PT
degois.publication.locationLisboapt_PT
degois.publication.titleComunicação, cultura e jornalismo culturalpt_PT
dc.peerreviewednopt_PT
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.26619/978-989-9002-14-2.2pt_PT
dc.date.embargo2023-01-15-
Aparece nas colecções:NIPCOM - Livros e Capítulos de Livros

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
2 Um Salto na Rede.pdf463,77 kBAdobe PDFThumbnail
Ver/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.