Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/11144/4631
Título: | Teatro como Palco de uma Sociedade e Transformador de Espaço Público. O Teatro Público do Século XVII. |
Autor: | Cabeças, Raquel Medina |
Orientador: | Faria, Miguel Figueira de Beuvink, Aline Gallasch-Hall de |
Palavras-chave: | Pátio de Comédias esfera social espaço público arquitectura efémera cidade de Lisboa |
Data: | 23-Jun-2020 |
Resumo: | Apresenta-se uma contribuição para a leitura dos espaços públicos teatrais na Lisboa do século XVII. Estudam-se os Pátios de Comédias com particular relevo para o Pátio das Arcas, o primeiro teatro público permanente da cidade. Acompanhamos as transformações citadinas, fazendo confluir perspectivas arquitectónicas, sociais e económicas para se determinar uma evolução construtiva dos teatros na época. Centramo-nos em diferentes dualidades, seja na análise da oposição entre esferas pública e privada, efémero e permanente, intencional e ocasional, estruturas ao ar livre e cobertas, incorporação de classes sociais, entre outras. Sobre o Pátio das Arcas interessou-nos conhecer os fundadores e o rasto que deixaram no meio teatral de Lisboa. Sobre este pátio estabelecemos quatro distintas fases de construção, partilhando as nossas propostas de plantas arquitectónicas, divergentes das até agora apresentadas, num contributo para a história da cidade de Lisboa e do teatro em Portugal. |
URI: | http://hdl.handle.net/11144/4631 |
Grau: | Doutoramento em História |
Aparece nas colecções: | DH - Teses de Doutoramento |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Tese Raquel Medina Cabeças.pdf Restricted Access | 20,53 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir Request a copy |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.